sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aqui quem fala é da Terra

Catedral da Sé em São Paulo, a pobreza encontra abrigo na fé
FOTO: Andresa Oliveira


Lenine já dizia em sua canção: é preciso ter paciência, e é verdade. O mundo está abandonado, algumas pessoas perderam o significado de algumas palavras e valores, infelizmente dinheiro está acima do bem e do mal, da alegria e da tristeza e principalmente acima do respeito.

Percebo que o mundo virou um ringue e um desfile de moda, ringue porque a competição é grosseira, a inveja ultrapassa todas as barreiras de bom senso e respeito ao próximo, você tem que ser melhor, mais bonito, mais rico, mais magro e assim por diante.Desfile de moda, pois cada vez mais o consumismo cresce exageradamente, enquanto a maioria da população do país passa frio e fome.

É preciso ter paciência realmente com pessoas que só pensam nelas e vivem com suas reservas de egoísmo e covardia diante da realidade do mundo. Hoje em dia até o amor foi trocado por dinheiro, ama-se a conta bancária, não a pessoa.

Amigos? Estão raros, uma vez ou outra vejo algum circulando, querendo saber se você está bem e quer te ouvir sem reclamar do namorado ou da dieta que deu errado. Amigos de verdade dá para contar nos dedos.

E se você quiser “ter moral com a galera” ande na moda, não seja careta, vista-se todo enfeitado mesmo que você deteste, ou arrisque-se a levar um belo nome de antiquado, se não quiser ter moral, seja você e ponha a roupa que você achar melhor. Ah! não se esqueça de beijar todos na festa. Pois é, o mundo está assim caro leitor.

Preocupe-se com a escova progressiva, com o ar-condicionado da sala de aula que é ruim ao invés de estudar, com a parede que é feia, com as coisas que você queria ter e com a marca da calça jeans. Deixe de lado as coisas que realmente importam, principalmente que as pessoas tem sentimentos e que há outras coisas mais úteis a serem pensadas como a fome e as desigualdades sociais que só aumentam graças a atitudes de pessoas consumistas.
O que faz uma pessoa ser interessante é o seu conteúdo, não um rostinho bonito, uma carteira cheia de dinheiro, cabelo liso, roupa de grife e carro importado. Uma pessoa é interessante pela sua essência. Acredito que muitas pessoas que nunca entraram dentro de uma universidade tem muito mais conhecimento e conteúdo do que estudantes de fachada.


Tá rindo é? Não é para rir não, é para ter paciência se der, se não der, a verdade não dói, desabafe para não entediar e você ganhar uma crise de estresse. Mas se ficar estressado não fuja o mundo precisa de pessoas que lute por ele, colocando em seu devido lugar alienados, invejosos, puxadores de tapete e afins.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A metamorfose da vida


Foto: Andresa Oliveira
Como os mais velhos dizem, nada como o tempo para curar todas as nossas feridas. Embora demore muito, um dia o muchucado cicatriza e tudo volta ao normal.

A vida é curiosa, conhecemos pessoas especias e estas passam algum tempo com a gente e simplesmente saem da nossa vida. A sensação é de estar no meio de uma ventania e de repente sufocamos com a falta de ar.

Essas pessoas deixam marcas, como as risadas, as brigas e as conversas. Mas quando nos lembramos dos momentos que passamos junto com essas pessoas, ah aí somos só nós dois, e por um instante essa pessoa é só sua e de mais ninguém.





Como dizia o poeta Vinícius de Moraes


A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que quer dizer a música all star


Foto: Andresa Oliveira


Hoje o post é dedicado à música all star composta por Nando Reis. Sempre gostei muito da música, desde dos arranjos até a letra, e hoje dediquei-me a analisá-la.
A letra é magnifica desde o começo até o fim. Ao estudar a música podemos perceber que o eu lirico ama tudo na destinatária da canção, do seu all star até as gírias.
Chega a ser impressionante a ligação que é feita, sendo que o all star é um ícone da adolescência, com as gírias que são faladas pelos adolescentes até a felicidade que um bairro inteiro fica quando os dois se encontram, pois os dois são feitos um para o outro desde a combinação do all star até o tom da voz.
A música é simplesmente linda, foi a inspiração de uma das fotos mais lindas que eu fiz, (confira acima), quando estudada semióticamente descobre-se toda a beleza escondida, embora não pareça all star liga-se com amor, música e adolescência.