quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jornalismo ou Direito: a resposta

Há três anos atrás eu estava na mesma mesa com lágrimas nos olhos atordoada pela dúvida entre continuar minha graduação em jornalismo ou mudar de faculdade e estudar Direito. Confesso, não foi fácil, mas a resposta veio e hoje estou muito feliz e cada vez mais apaixonada por esse vício chamado jornalismo.
Sempre achei lindo o papel de um juiz, a defesa do advogado e até mesmo o trabalho do Promotor de Justiça. Mas não nasci para isso, eu gosto de palavras, verbais ou não. Minha vida é lá na rua com bloco de papel e caneta na mão, com a câmera fotográfica no pescoço. Eu gosto de falar sobre pessoas, mostrar sorrisos, apontar erros onde existem e ajudar a justiça.
Jornalismo muitas vezes pode ser considerada uma profissão superficial, boêmia e não muito levada a sério. Quem diz isso é bobo! não conhece o jornalismo. Quem fala isso não sabe o quanto essa profissão é linda, por ligar pessoas e lugares através da mágica de textos e imagens.
Sei que é época de vestibular e muitos estão com a mesma dúvida que eu tive há três anos. Como amiga aconselho que antes de tudo sigam seus corações. Salário alto não põe sorriso no rosto, nem mesmo proporciona o prazer de fazer aquilo que você gosta.
Leve sua escolha como se o curso fossem dois garotos lindos que você se sente atraída, você terá que escolher um. Mas na hora da escolha, prefira aquele que te dê liberdade, faça você rir, que te apaixone a cada dia e o mais importante de tudo aquela capaz de abrir seus olhos.
Entre Direito e Jornalismo, eu escolhi JORNALISMO, porque não sei viver sem ele. Eu preferi viver para sempre ao lado dos meus textos, das minhas fotografias (que muitas vezes eram músicas), das minhas reportagens e principalmente dos livros maravilhosos. Continuei no curso de jornalismo e estou prestes a realizar meu maior sonho: escrever um livro.

Que todos ouçam o coração na hora da escolha!!!! O melhor conselheiro é ele, sempre!
Eu parei, ouvi meu coração e hoje estou muito feliz...

sábado, 10 de setembro de 2011

Aos queridos amigos

Depois de muito tempo, volto a este espaço no qual dei pequenos passos como escritora. Embora muito desatualizado, mantenho um certo carinho por esse querido diário, ao qual dividi com meus leitores muitas coisas, momentos de alegrias, indignação e tristeza.
Estou na reta final do meu curso de jornalismo, começando a escrever o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), cujo tema será "O livro-reportagem como retrato da realidade dos menores infratores". Olha só a responsabilidade! vou me aventurar a escrever um livro.
A minha paixão pelas palavras iniciou-se desde quando eu era pequena, ainda no ensino fundamental, recebi um prêmio de melhor redação. No ensino médio, um conto escrito por mim inspirado no livro "Vidas Secas", acabou virando peça teatral. A paixão continuou e resolvi fazer jornalismo. O período foi de muitas turbulências, mas aqui estou, firme e forte.
Poderia escolher qualquer outra mídia mais moderna como a TV, o rádio ou a internet, mas mantive-me fiel ao velho e bom jornalismo impresso. Quem sabe um dia eu realizo meu sonho de trabalhar como repórter da revista Marie Claire...rs. Além de ser apaixonada por impresso, também gosto de imprensa feminina.
Inclusive meu TCC seria sobre imprensa feminina, mas eu achei melhor abordar o tema sobre Criminalidade na adolescência, um problema que todos os dias está estampado nos jornais, mas ninguém nunca parou para conhecê-lo de perto.
O trabalho não será fácil, mas estou extremamente animada para dar início aos trabalhos. Desde já conto com a ajuda de muitas pessoas, principalmente das queridas professoras Glauciane, Elisandréia e Patrícia, que me aturam diariamente falando do meu TCC. Mais do que tudo, conto com a dedicação, carinho e companheirismo do meu orientador Plínio, que sempre se mostrou disposto a ajudar. E mais fundamental ainda, é o apoio de meus pais e amigos, que torcem para o sucesso deste trabalho.


Deixo neste espaço, meu agradecimento à essas pessoas tão importantes.

Muito Obrigada!!!