segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Em 2014 eu quero...


E mais uma vez chega aquela época do ano em que a nossa vida passa como um filme diante dos olhos. O que fizemos? O que construímos? Aonde erramos? Quais foram os acertos? Mesmo que o resultado não seja o esperado, tudo vale como aprendizado.

Durante o ano, fizemos muitas coisas. Trabalhamos, e como trabalhamos. Sonhamos em conquistar objetivos e construir um futuro confortável, no qual a nossa vontade prevaleça. Erramos e acertamos constantemente. Ora! A vida nunca é composta apenas de sucesso e digo mais, “quando se conquista, tem mais graça”.

Na verdade, somos reféns de um tempo criado por nós mesmos. Das horas que colocamos para que as coisas aconteçam, sem saber se estamos preparados para elas ou não. Tudo tem que ser “pra ontem”. Existe o medo da velhice, de perder tempo. Talvez, a aversão de deixar que as coisas transcorram do modo que precisam acontecer. Fruta não madura antes do tempo. Não é possível comer pêssegos macios, sem que antes eles passem por um processo de amadurecimento. E isso vale para muitas coisas da vida.

Amadurecer por dentro, aproveitar o que a vida pode dar. Não deixar de trabalhar, mas também não ser escravo da profissão. Ter mais tempo para ver o Sol se pôr, brincar com o cachorro, cuidar da saúde. Dedicar um tempo para amadurecer aquela ideia. Sorrir mais. Sonhar menos, realizar mais. Encarar os erros como um aprendizado. Saber que o relógio orienta sobre as horas, e não fazer dele um cárcere.

Uma vida feliz não é simples como uma receita ou apenas uma lista de regras a seguir. Reflexão sobre os atos não devem ser feitas apenas quando o ano está para acabar. Assim como não devemos dizer o quanto amamos as pessoas apenas no Natal. Praticar a renovação de um novo ciclo é algo que deveria ser constante e não exclusivamente em uma data simbólica.

O que você quer em 2014? Em 2014, eu quero viver cada dia como se fosse o último. Concretizar e não apenas, tentar.

Virão 365 oportunidades para colocar o que quisermos em prática!