quinta-feira, 18 de junho de 2009

Se jornalistas são cozinheiros, os ministros são açougueiros?
Os "Supremos Açougueiros Federais"decidiram nesta quarta, acabar com a obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício do "cozinheirismo" ( ou jornalismo).
No julgamento,os "açougueiros"decidiram que a exigência do diploma para jornalistas fere a liberdade de "cozinhar", um direito garantido pelo "Magno Caderno de Receitas Federal"( ou Constituição?).
"Em se tratando de jornalismo,atividade umbilicalmente ligada às liberdades de expressão e de informação, o Estado não está legitimado a estabelecer condicionamentos e restrições quanto ao acesso à profissão e respectivo exercício profissional", declarou Gilmar Mendes.
Os "açougueiros"também defenderam que um "cozinheiro"não precisa de conhecimento técnico específico para o exercício da profissão." O curso de jornalismo, portanto,não garante eliminação das distorções e dos danos recorrentes do mau exercício da profissão,que são atribuídos a deficiências de caráter,de retidão e ética",afirmou Cezar Peluso,ministro do STF.
Dos nove ministros presentes,oito votaram pelo fim do diploma,que só foi defendido pelo ministro Marco Aurélio de Mello."Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos".
Mendes chegou a comparar a profissão de jornalista com a de cozinheiro."Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária,o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área.O Poder Público não pode restringir,dessa forma,a liberdade profissional no âmbito da culinária.Disso ninguém tem dúvida,o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão,com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores ",disse.
Agora que todos os cidadãos podem cozinhar,esperamos que o excelentíssimo Açougueiro Gilmar "Mentes" não engula prato feitos com óleo reutilizado desde 1990,nem tome sopa com cabelo e muito menos coma lanches com"casquinha de nariz".Mas se por acaso ele comer...foi ele quem fez o pedido,e "o freguês tem sempre razão".
Bom apetite
por Dener Bolonha

Nenhum comentário: