segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É proibido fumar

Entrou em vigor a 0h da sexta-feira (7), a lei antifumo em todo o estado de São Paulo. A lei criada pelo governador José Serra proíbe o uso do cigarro no interior de restaurantes, boates, bares, escolas, padarias, farmácias, museus, casas de shows e repartições públicas. Será permitido o fumo em residências, tabacarias, vias públicas e em cultos religiosos específicos.
Inclui-se na proibição o uso de cigarrilhas e charutos. A lei terá mais de 500 fiscais espalhados pelo estado, entre eles técnicos da vigilância sanitária e do Procom. Os fiscais farão blitz nos estabelecimentos, mesmo em dias de feriado e fim de semana. O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito a multas.
A lei antifumo tem o objetivo de manter as pessoas que não fumam longe dos males do cigarro. Pesquisas realizadas mostraram que os fumantes passivos são mais prejudicados do que os fumantes com a inalação do cigarro.Por isso a proibição do fumo em lugares fechados.
No entanto, a lei não foi muito bem recebida pelos fumantes e donos de estabelecimentos. Os proprietários de restaurantes, boates e casas de shows estão preocupados com as multas que estarão sujeitos caso a blitz encontrem alguém fumando em seu estabelecimento, já os fumantes não poderão contar com áreas reservadas para fumantes nesses lugares. Está proibido.
Em meio a tanta polêmica o governador conta com o apoio da maioria da população que está cansada de jantar inalando cheiro de cigarro e além disso ficar doente sem fumar. Muitos acham que a lei deve abranger todo o Brasil e tornar-se vigente em todos os estados brasileiros.
A lei antifumo é realmente muito útil para a população, acredito que reduzirá muito os danos causados pelo cigarro em não fumantes e fumantes, já que estes terão que pelo menos na hora do almoço e da balada ficar um pouco longe do cigarro.

Um comentário:

@BitBcs disse...

Infelizmente essa lei não evita que meu apartamento fique sem fumaça quando meus vizinhos viciados resolvem fumar a qualquer hora do dia ou da madrugada. Essa lei é útil mas hipócrita, visto que outras drogas têm sem uso proibido. O correto seria cortar o mal pela raiz, proibindo a comercialização de cigarros, já que fazem mal à saúde de terceiros. O direito de um viciado fumar deveria terminar quando inicia o meu direito a não sentir o fedor dele em minha própria residência, certo?