quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que é ser Jornalista?

Um texto da colega jornalista Elis Monfardini fez-me refletir sobre essa profissão. O que é ser jornalista?
Para muitos ser jornalista, é ser fofoqueiro, boêmio e sem escrúpulos. Ou seja, um jornalista passa por cima de tudo e de todos por um furo de reportagem. Há muito preconceito por essa profissão.
Todavia, tenho uma visão contrária desse ponto de vista. Embora não pareça o jornalista trabalha para o público, para que todas as manhãs e em qualquer horário as pessoas estejam informadas do que está se passando no mundo.
O que seria das pessoas sem informação? Acredito que tudo seria difícil.
Certo dia na aula de filosofia na faculdade o professor fez a seguinte pergunta: Qual a relação entre o filósofo e o jornalista? Voltei para casa intrigada com o desafio e hoje descobri a resposta.
O jornalista assim como o filósofo tem a função de indagar e esgotar todas as dúvidas possíveis para chegar cada vez mais perto da verdade.
No entanto, não darei muita ênfase neste assunto, pois entre em áreas do conhecimento e exigem conhecimento de torias semióticas e filosóficas.
O jornalista trabalha para o público, para trazer até você o que acontece no mundo. Isso é ser jornalista.
Quanto à questões éticas, toda profissão tem sua laranja podre, e no jornalismo não poderia ser diferente. Sempre terá "profissionais" utilizando-se do sensacionalismo para obter audiência e conquistar fidelidade do público.
Há formas melhores de se noticiar, sem chocar e causar desconforto do público. Citarei como exemplo uma foto publicada em um jornal local, tinha a foto de um cão de funil, ferido e sangrando, bem na capa.
Eu que sou apaixonada por animais fiquei refém dessa foto, pois não queria ter que olhar para aquilo, resultado, o jornal teve como destino o lixo.
Ser jornalista é sim informar e trabalhar para o público em primeiro lugar, mas infelizmente há muitos jornalistas que trabalham para eles sem nenhum respeito ao público.
Todavia, a profissão ainda conta com muitos apaixonados e competentes profissionais que farão um jornalismo melhor para nossa sociedade.

Um comentário:

Natália Cardoso disse...

Excelente texto.
Você soube passar aos leitores a verdadeira essência da profissão que exercemos, o verdadeiro jornalismo.