quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nós, os heróis

Hoje é o dia de Tiradentes, mais um herói brasileiro. Assim como Dom Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca e outros ilustres personagens do capitulo destinado à bravura e heroísmo da história desse país. Tiradentes era um dentista que foi considerado o mártir da Inconfidência Mineira; aspirações contrárias as ordens da Coroa Portuguesa e à Monarquia. Nas pinturas seu rosto nos remete à imagem de Cristo, a forma que ele morreu é parecida com a crucificação. Jesus não chegou a ser esquartejado, como Tiradentes.

Toda história precisa de heróis, não só a do Brasil, Inglaterra e outros países. O cinema precisa de heróis, as novelas, o jornalismo, a música e a ciência. Um dia todos esses países podem homenagear seus heróis por terem feito algo de bravura e justiça, ou seja, dar sua vida em troca de um ideal.

Embora poucos saibam a real história do feriado, não só de Tiradentes, mas qualquer outro feriado, principalmente os nacionais como: Independência do Brasil e Proclamação da República. As crianças comemoram o feriado, pois não terão que ir à escola; o dia está livre para se dedicarem aos heróis animados dos desenhos. Tira-se o feriado, mas pouco se sabe dele.

Mas, e o povo que luta diariamente para sobreviver nesse mundo capitalista? Pode ser considerado herói?
Nós somos os maiores heróis da história diária. Podemos não doar nossas vidas por uma causa, mas a cada dia deixamos um pouco de nossa vida nas ruas desse país. O pai que trabalha e tem que sustentar de uma família inteira com um salário vergonhoso; as crianças que são vitimas de violência, os professores que aturaram violência e falta de respeito dentro das salas de aulas e principalmente as mães que sofrem com seus filhos doentes nos braços; porque nossos médicos simplesmente faltaram em seus plantões; justamente eles: Os heróis, que têm a missão de salvar vidas.

Talvez caro leitor, esteja com uma visão anti-heróica. Mas porque lembrar apenas de um herói, sendo que existem muito mais heróis em nosso país? Que lutam contra inimigos invisíveis, mas perversos? Somos todos heróis, pelo simples fato de que a cada dia lutamos sem armas contra a miséria, violência e desigualdades.

Nenhum comentário: