domingo, 11 de abril de 2010

Impresso X Internet

Desde a chegada e da ascensão da internet, os pesquisadores e estudiosos da comunicação têm uma dúvida cuja resposta pode revolucionar a maneira de produzir, transmitir e ler notícias.

O IVC (Instituto Verificador de Circulações), já publicou: A circulação de jornais impressos caiu 3,5% no ano passado. Sério motivo de preocupação para muitas empresas jornalísticas que formam a grande indústria da comunicação, mais conhecida como ANJ (Associação Nacional de Jornais). Estaria a um passo de desmoronar o império dos jornais impressos? É a pergunta que não quer calar, mas sua resposta definitivamente causará muitos impactos.

Rapidez, fascínio, comodidade e atualização, são essas algumas das vantagens que a internet possibilita ao usuário. Em um cotidiano agitado e cheio de compromissos, a informação rápida e sintetizada caiu na preferência das pessoas; no ônibus ou metrô, ao invés de levar jornal embaixo do braço, leva-se um notebook e no bolso aqueles celulares super modernos com acesso a internet e tudo mais. É a internet, o mundo a um clique.

Abrir uma página da internet pode significar muito mais que rapidez, o turbilhão de notícias geradas e atualizadas em segundos causa reações até no emocional do indivíduo, proporcionando sensação de poder e fascínio, ou seja, o mundo inteiro está ao meu alcance em frente a uma tela de computador. As páginas dos jornais impressos ainda não causam tamanha sensação. As teorias de McLuhan estariam se confirmando? Os meios de comunicação realmente são extensões do homem?

Entre telas e papéis giram as discussões as respostas podem mudar a maneira de produzir, ler e transmitir notícias. As transformações já chegaram; os telejornais são um exemplo dessas mudanças. Jornalista e telespectador interagem durante o jornal, durante os telejornais já podemos acompanhar comentários entre os jornalistas, coisa que antigamente não existia.

Empresas como a Apple já lançaram seus equipamentos como o Ipad e a Amazon o Kindle. Ambos substitutos dos impressos como jornais, livros e revistas. A TV Digital já chegou ao Brasil prometendo interatividade e melhoria na imagem e som. Basta agora ver qual será o ponto de escape e as mudanças que serão feitas nos jornais impressos para se manterem no mercado.

2 comentários:

Pixx disse...

mto bom andressa, escreve muito heim!!

Pixx disse...

sempre esqueço eh ANDRESA, com um "S" só