domingo, 11 de abril de 2010

A informação na internet: o mundo a um clique

Em 1777, a notícia da morte do pai de D. João VI demorou três meses para chegar até o Brasil. Ela veio de navio. O que seria de nós se todas as notícias demorassem três meses para chegar? Não, é melhor não imaginar.

Os sites de notícias a cada dia ganham prestígio entre o público de qualquer idade; ganham o espaço que até há pouco tempo pertencia aos jornais impressos. Isso significa revolução na maneira de fazer, publicar e ler notícias. A internet causou uma transformação na transmissão e fluxo de informações jornalísticas. A notícia chega até o público em questões de segundos, atualizada e em tempo real, mesmo que os fatos ocorram do outro lado do mundo.

Uma vantagem da internet é a rapidez com que a informação chega até o leitor. Não é necessário esperar o jornal do outro dia chegar para você saber tudo o que aconteceu e principalmente o que está acontecendo no país e no mundo. Basta acessar um dos inúmeros sites de notícias que existem. E a um clique todos os fatos e acontecimentos estarão em suas mãos.

A agilidade e objetividade da internet vem roubando muitos leitores dos jornais e das emissoras de televisão. Segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Circulações), a circulação de jornais caiu 3,5 % no ano passado. Um sério motivo de preocupação para os donos de jornais. O principal motivo dessa queda está no cotidiano das pessoas. Atualmente vive-se em um dia-a-dia agitado, as pessoas sempre optam por alimentação, transporte e informação rápidos. Não há mais tempo para sentar e ler um jornal. Na internet o leitor tem acesso a um grande número de informações em questão de segundos, atualizadas e objetivas, feitas para quem corre contra o tempo, em uma sociedade em que o tempo é dinheiro.

A atualização das notícias a cada segundo e a rapidez também são um dos motivos que pesam muito e eleva a internet na preferência do público. No dia do acidente com o avião da TAM em Congonhas, São Paulo, os jornais impressos já estavam sendo rodados, portanto, os detalhes da notícia só sairiam na edição do dia seguinte. Mas em todos os sites de notícias, havia detalhes sobre o acidente e cobertura completa.

Muitos jornais como a Folha de S. Paulo, O Estadão e outros grandes jornais do segmento impresso, lançaram versões online com complementos e conteúdos da versão impressa. Talvez uma maneira de atrair o público ou resistir no mercado que cada vez mais vem sendo dominado pela internet e suas vantagens como: rapidez, atualização, síntese, economia e comodidade.
O arquivo de informações das páginas da net é fabuloso. Texto, vídeos curtos e imagens informam de maneira rápida e objetiva. Ao mesmo tempo em que se lê a notícia assistimos ao vídeo de dois a três minutos no máximo.

A informação na internet torna-se atrativo até para os jovens que são resistentes aos textos jornalísticos; talvez por trauma ou preguiça das letras miúdas e os extensos textos dos jornais impressos. Para quem não gosta de ler, as páginas da internet possibilitam informações curtas e enxutas, além de serem compreendidas com facilidade, devido a sua linguagem clara e objetiva, sem a intenção de obedecer a normas de manuais de redação e diagramação.

O web jornalismo é uma vantagem que e só tem a trazer benefícios para quem tem acesso a ele. A internet possibilitou com toda a sua estrutura, propagação de notícias em todas as fronteiras mundiais, chegando às pessoas no momento em que acontecem. Independentemente da localização, ela chegará até você, mesmo que tenha acontecido no Japão e você esteja no Brasil.

Se em 1777 tivesse internet, provavelmente a notícia da morte do pai de D. João VI, não demoraria três meses para chegar até o Brasil; ela não viria de navio também. Seria enviada por email pelas agências de notícias de Portugal e estaria no Brasil em questão de minutos. Quem consegue imaginar informação sem internet, parou no tempo. Atualmente as páginas dos sites que trazem informações tornaram-se parte do dia-a-dia de qualquer pessoa, não só de jovens e trabalhadores das grandes corporações. A notícia rápida e objetiva tornou-se parte do cotidiano das pessoas que buscam estar atualizadas e não podem e não querem esperar o jornal para ler o que já ficou ultrapassado na internet.

Um comentário:

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adorei este texto