domingo, 10 de outubro de 2010

A saúde no Brasil agoniza

O horário eleitoral infelizmente se transformou em um debate sobre o aborto, legalização do casamento entre homossexuais e sobre religião. Quem estava indeciso em relação ao seu voto deve estar enrolado em um nó difícil de desatar. Tanto Serra como Dilma estão apelando para o caráter religioso e esquecendo que o Brasil tem problemas mais sérios para serem resolvidos, principalmente a respeito de saúde pública, incluindo o aborto.

Por que não discutir a respeito das políticas de urbanização? Toda chuva várias cidades brasileiras são inundadas, pois não há e não houve planejamento. As cidades foram construídas de forma desordenada e da mesma forma populadas. Quando chove a população fica exposta a doenças. É um problema que também precisa ser resolvido e raramente vejo os candidatos à presidência da república discutir sobre isso.

Os hospitais públicos também não estão cem por cento. É freqüente um paciente entrar com uma doença sem gravidade nos hospitais e morrer por infecção hospitalar. Qual a causa disso? Hospitais lotados, pacientes em corredores, estrutura de UTI’s e emergências precárias. Há poucos meses uma criança de quatorze anos morreu por falta de um aparelho. Motivo? A família não tinha como pagar e as autoridades ficaram brincando de pingue-pongue enquanto a vida de uma criança estava em jogo.

Crianças nas ruas passando fome também é saúde pública. Quantas estão desnutridas a mercê da caridade de instituições não governamentais. Enquanto pezinhos andam descalços nas ruas imundas, sujas pelo papel do consumismo e santinhos de políticos, nossos candidatos aparecem na televisão bem vestidos, penteados, calçados e alimentados; discutindo se deve ou não matar crianças fruto de sexo irresponsável e muitas vezes de crimes nojentos como o estupro.
Parece que tem mais coisa para discutir nos debates da televisão. O aborto é sim um tema importante, mas há outras urgências esperando resolução dos nossos políticos. A questão pública do Brasil está agonizando e isso já faz tempo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ué, mas o Serra não tinha resolvido o problema da saúde no estado de São Paulo? Ele também tinha resolvido o problema da segurança e da educação!
viva o serra!

Andresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andresa disse...

Identifique-se por favor