terça-feira, 26 de maio de 2009

Não obrigatoriedade do diploma de Jornalista


Venho por intermédio desse artigo protestar contra a lei que vai a favor da não obrigatoriedade do diploma de jornalista.
A função do jornalista é dar a informação de forma precisa à sociedade,afinal estudam quatro anos e aprendem todas as técnicas necessárias para dar uma informação.Embora não pareça, para alguma coisa ser divulgada em um jornal há uma série de mecanismos que são executados pelos jornalistas,como a checagem da veracidade dos fatos publicados.
Estamos vivendo a epidemia de gripe suína no mundo. A imprensa tem a função de deixar a população informada sobre as formas de contagio da doença,os sintomas e como deve-se agir caso tenha sido contaminado.Em um caso como esse o jornalista tem a função de evitar que a população entre em pânico e se automedique.
Um jornalista assina a sua matéria,ou seja, essa assinatura é como um atestado de responsabilidade do jornalista.O profissional de jornalismo sabe manusear as palavras, sabe como fazer a informação chegar até o leitor ou telespectador da melhor maneira possível.
Uma pessoa que redige bem não tem conhecimento específico como o jornalista.Ser jornalista é muito mais que saber escrever e falar bem diante das câmeras,é ter responsabilidade,compromisso,imparcialidade e ética com a informação que vai chegar na sociedade.
A profissão de jornalista deve ser respeitada com qualquer outra, jornalista pode não saber diagnosticar doenças, aplicar as leis ou até mesmo alfabetizar crianças, mas o jornalista sabe informar, uma tarefa muito difícil, pois não pode haver erro.
Informação de verdade é com jornalista diplomado.

Aluno de Jornalismo da FEF fazendo entrevista na 42ªexposição de Fernandópolis
Foto: Andresa Oliveira