segunda-feira, 15 de junho de 2009

A informação e a cidadania
Entende-se como cidadania o conjunto de direitos e deveres de uma pessoa que mora em determinada nação.No entanto, é uma afirmação no senso comum,se analisada minuciosamente pode-se verificar que os direitos e deveres que constituem a cidadania não acabam no limite do território do país em que vivemos.
A sociedade globalizada possui espécies de "tribos",ou seja culturas diferentes que estão espalhadas em todos os lugares do mundo.Agora vamos raciocinar,não há como sobreviver em qualquer lugar que seja sem conhecimento.E quem fornece esse conhecimento é a informação.
É a informação que faz com que as ideias se difundam nas diferentes sociedades em que vivemos,ou seja, a informação chega na sociedade,as pessoas passam a ter conhecimento do que está ocorrendo no mundo,em seu país,estado ou cidade.A partir dessas informações,as pessoas têm conhecimento para cobrar seus direitos e cumprir seus deveres da melhor forma possível,desse modo exercendo o real papel de cidadãos.
Usemos como exemplo a questão do aquecimento global,todos temos o direito de respirar ar puro,mas também temos o dever de contribuir com a limpeza e devemos adotar medidas que diminuam a poluição.Os meios de comunicação nos informa sobre a situação do planeta e ao mesmo tempo ensina meios que possamos usar para aliviar a poluição.
Nesse caso qualquer pessoa,de qualquer cidadania tem o direito de cobrar das demais nações que diminuam as emissões de gases causadores do efeito estufa.Está no seu direito,no direito que a cidadania lhe concede,pois a real definição de cidadania é ampla envolve muito além das fronteiras de um território.
Concluindo, a informação é um direito que todos possuem,ela é um direito que abre caminho para os demais direitos de um povo,ela é a principal responsável na consolidação do real papel de cidadão.
Andresa Oliveira