sábado, 27 de junho de 2009

A comunicação e as novas tecnologias

O mundo vem passando por uma revolução tecnológica, principalmente na área da comunicação. Estamos vivendo a era da convergência digital, ou seja, conteúdos do rádio, da televisão e dos jornais impressos estão se difundido para uma única mídia: a internet.
Cada vez mais pessoas estão adotando o hábito de ler o jornal diário na versão on-line, nessas versões as notícias são atualizadas a cada segundo, além dessas atualizações muitos sites complementam as matérias com vídeos. No entanto, não é só o jornal impresso que vem perdendo espaço para a internet as emissoras de televisão também estão perdendo público e receitas para a grande rede, muitas emissoras de TV como a rede Globo vem inserindo conteúdos da sua programação na internet, e vem fazendo muito bem com o programa Fantástico, no qual o telespectador pode participar do programa enviando vídeos produzidos por ele mesmo.O rádio agora tem sua versão on-line nas versões do Podscat.
Em meio a toda essa tecnologia muitos estudiosos e pessoas envolvidas com a comunicação têm a mesma pergunta: Será que a internet irá acabar com as demais mídias? O que será do jornalismo?
Sou otimista em relação a estas questões e simpatizo muito com o pensamento que a pesquisadora da área da comunicação Lucia Santaella fez em um artigo publicado pela revista Famecos em 2003, segundo Santaella cada nova formação tecnológica vem para reajustar a anterior.
No meu ponto de vista a internet fará com que a maneira de fazer rádio, televisão e jornal seja inovadas, forçando os produtores e jornalistas a usarem mais a criatividade e uma nova linguagem para conseguir trazer algo de novo para essas mídias e atrair mais pessoas.


Por Andresa Oliveira

Nenhum comentário: