sexta-feira, 17 de julho de 2009

As diferenças e semelhanças entre a prensa gráfica e internet

Com o surgimento da prensa gráfica no ano de 1450,tornou-se possível a produção de livros,um grande avanço para a época.Anos mais tarde começou a surgir os primeiros jornais.

Essa inovação trouxe desenvolvimento econômico e social para os países que tiveram mais cedo acesso a prensa gráfica e exclusão para os que tiveram acesso mais tarde.Assim também ocorreu com o surgimento da internet,ou seja os países que tiveram acesso a internet mais cedo tiveram maior desenvolvimento.

Com o surgimento dos jornais surgiu um problema muito conhecido no início da internet: Como administrar a informação,já que aumentou muito a demanda de leitores na época da prensa e cada dia mais vem aumentando o número de acessos nos sites da internet.

Nesse contexto da criação dos jornais surgiu a publicidade,depois que a internet foi inventada e expandiu-se,muitas publicidades deixaram as demais mídias e estão aderindo a internet.

No entanto,muitos conteúdos publicados nos livros e jornais eram censurados,principalmente pela Igreja Católica.Certos assuntos que eram publicados nos livros e jornais eram considerados crimes como os de hoje, só que na internet como a pedofilia e roubo de senhas.

Com o surgimento da prensa surgiram profissões,já a internet não possibilitou o surgimento de nenhuma profissão nova,muitas vezes a internet fez com que certas profissões desaparecessem,já que quem escreve o texto é responsável por sua publicação.

Assim como toda tecnologia inserida na sociedade o modo das pessoas pensar foi modificado com o surgimento da prensa gráfica e consequentemente dos livros e jornais.Novos valores e ideais surgiram,isso também ocorreu quando a internet passou a fazer parte da vida das pessoas.

A prensa gráfica e a internet têm muita coisa em comum,ambas podem ser consideradas grandes criações tecnológicas,só que em épocas diferentes,podem ser consideradas também pontos chaves para a comunicação,entretanto em épocas distintas.

Nenhum comentário: