quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E amanhã é o dia dos professores

Dia 15 de outubro comemora-se o dia dos professores, reservou-se uma data para lembrar o magistério. Já que na maioria dos dias do ano os professores estampam as manchetes de jornais na maioria das vezes como vítimas de violência praticada por alunos.

Uma propaganda muito interessante que o MEC vem fazendo na televisão incentivando jovens a fazer cursos de licenciatura, mostrando que em países que apresentam alto índice de desenvolvimento o profissional responsável por isso é o professor.

Sim a educação é a base para uma sociedade mais justa, desenvolvida e humanitária, há também certa verdade quando analisado o papel da educação no desenvolvimento de um país, tomemos como exemplo a China e o Japão. No entanto, nesses países professores têm todo o suporte necessário para ministrar suas aulas, não há notícias de alunos agredindo professores, diretores e funcionários da escola.

No Brasil o estado mais rico tem a pior educação, não conseguindo ficar como finalista em um concurso de Língua Portuguesa promovido na televisão que envolveu todos os estados do Brasil.

Em algumas escolas públicas alunos freqüentam apenas para marcar presença, não para assistir aula. Muitas vezes esses alunos não têm nenhuma educação intelectual e moral, cabe ao professor ensinar coisas que deveriam vir do convívio familiar, ao tentar corrigir isso, os resultados são agressões e ofensas.

A educação tem muito a ser melhorada, escolas não deveriam ficar preocupadas com as equações matemáticas, com as olimpíadas de matemática. O ensino deve ganhar uma formação critica que prepare realmente o aluno, deve ganhar uma base de apoio ao professor começando por escolas decentes e capacitação dos profissionais da educação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá nos conhecemos??? vc passou pelo meu orkut, hummm pela cidade imagino o que deve ser...haha!!!
t+ fica com deus ...