sábado, 3 de outubro de 2009

Nem o Enem escapou

Foi cancelado na manhã de quinta-feira o Exame Nacional do Ensino Médio por motivo de fraude. Cerca de quatro milhões de jovens estavam inscritos para realizar o exame que ajuda os alunos a entrar em faculdades públicas, além de dar chance para ganhar bolsas de estudos.
Segundo informações divulgadas na imprensa funcionários do MEC entraram em contato com um jornal de São Paulo oferecendo o conteúdo das provas. Imediatamente o governo foi avisado da informação e a prova foi adiada.
Diante dos acontecimentos há duas posições: alivio por parte de alguns estudantes e indignação por parte de professores e de cidadãos do bem. Mais uma vez o Brasil será motivo de chacota internacional, já que nem a educação está passando à margem da corrupção.
A incessante busca pelo dinheiro fácil à custa de comportamentos mal intencionados expandiu o senado e a câmara dos deputados e foi parar no Ministério da Educação. O pior que está mexendo com os sonhos, com o futuro e colocando a baixo todo o trabalho de preparação dos professores do ensino médio.
É uma vergonha. Depois reclamam da imagem que o Brasil tem no exterior, mas não acho que devemos ficar detidos a imagem que o país tem lá fora. O problema é que muitas pessoas já se acostumaram com as palhaçadas que acontecem aqui, como se isso fosse algo normal como andar nas ruas e que o episódio do Enem ocorrido nesta quinta-feira é só mais uma das inúmeras trapaças.
Graças a essa atitude o Enem, ao qual milhares de jovens tinham respeito e confiança tornou-se motivo para risos e piadas de mau gosto.
Chegou a hora de não aceitar mais isso, a educação já foi atingida, qual será o próximo setor? Nesse momento o riso alheio deveria encontrar a carranca da indignação.

Nenhum comentário: