terça-feira, 10 de novembro de 2009

A luta é mais nobre

Quais os limites para as atitudes humanas? O que leva pessoas a se comportarem de forma parecida com a de animais em busca de uma caça ou na disputa por uma fêmea.

Nas últimas semanas podemos acompanhar pelos meios de comunicação um acontecimento incomum ocorrido em uma universidade na cidade de São Paulo. O tumulto causado por um micro vestido usado por uma aluna de Turismo, causou um enorme tumulto na universidade.

A estudante teve que sair da faculdade escoltada por polícias vestindo um jaleco de um professor. O cenário era de intenso tumulto e desordem.

Segundo o assessor jurídico da faculdade o problema não estava na roupa da estudante, mas nas atitudes da moça. De acordo com o advogado a estudante fez um percurso maior que o habitual para ir até a sala de aula e subiu a saia do vestido enquanto subia as escadas, provocando os alunos.

A estudante chegou a ser expulsa da universidade, mas a decisão foi repensada e a aluna voltará à faculdade.

Esse assunto dividiu opiniões, pessoas em defesa da estudante alegam que não vivemos mais no século XVIII para andar coberta dos pés a cabeça, e que as mulheres ganharam espaço na sociedade através de muitas conquistas, uma delas é o direito de andar de minissaia pelas ruas. E por isso não se justifica as atitudes dos alunos de fazer o tumulto que aconteceu na universidade.

Acerca desses acontecimentos podem ser tomadas duas posturas. Os alunos estão errados sim com a postura tomada, mas a estudante também tem sua parcela de culpa, pois já que decidiu ir trajada daquela forma estava ciente de que poderia provocar essa reação. E se ficar provado sua provocação a atitude da estudante estará mais errada ainda.

De um ponto de vista pode-se afirmar que a luta das mulheres ao longo dos anos é muito mais nobre do que somente poder passear nas ruas mostrando as pernas e o bumbum, a luta é nobre é para ter espaço e respeito na sociedade como a trabalhadora, mãe, esposa e mulher. Não para ter livre exposição da vulgaridade como tem acontecido nos últimos tempos.

Nenhum comentário: