domingo, 22 de novembro de 2009

É uma piada


É curioso atualmente analisar os conteúdos da televisão aberta no Brasil e sua falta de cultura e conteúdo. Esse meio de comunicação está apresentando ideologias confusas, pois não a vejo informando e muito menos entretendo.
A quantidade de programas humorísticos nas emissoras é lamentável, humor que muitas vezes só vem para satirizar e tornar piada os graves problemas que se passam na sociedade como escândalos políticos, isso faz tapar os olhos dos cidadãos, não é à toa que o Brasil é conhecido como o país da piada pronta. Pois tudo aqui vira piada.
O que agrava mais a situação não é o problema dos programas humorísticos, mas sim o elenco que os compõem, a moça que até pouco tempo estudava turismo e ganhou fama por causa do micro vestido agora virou humorista, sem nunca ter tido nenhuma experiência na televisão. E o que dizemos aos alunos de artes cênicas que estudam e pagam cursos para tentar trabalhar em uma respeitada emissora de televisão?
Devemos os aconselhar a andar seminus pelas ruas, para que possam conseguir alguma oportunidade de emprego e reconhecimento, assim como aconteceu com a mocinha descolada do vestidinho rosa?
Ora a arte está ficando muito pobre em nosso país, e não é por falta de patrocínio, mas sim por falta de conteúdo de qualidade. É de causar estresse assistir televisão atualmente, vendo de um lado qualquer pessoa que se exibe por ali atuando, e a falta de realidade, principalmente das novelas, aliás, os autores deveriam estudar um pouco de lógica antes de escrever.
É vilão fazendo maldade para mocinha abandonada pelo namorado, a mulher separada vigiando a vida do ex marido, menininhas ricas, mimadas que chorão quando seus caprichos não são atendidos, indianos dançando e enfeitados o dia inteiro. Como se todas as pessoas do mundo fossem desse jeito.
A novela pode até ser um meio de entretenimento para a sociedade, fala-se muito do seu apelo social, qual apelo social?
Não vejo mais apelo social atualmente nas novelas, vejo uma maquiagem que tenta mostrar ao telespectador que a vida da mocinha da novela é pior que a sua, e fique tranqüilo que tudo tem um final feliz. E as pessoas continuam lá em frente à televisão assistindo e se comovendo com o sofrimento dos personagens e depois copiando a moda da novela.
Onde está a cultura desse país, a TV digital chegou com todo o brilho e euforia das emissoras de televisão, mas até quando o telespectador será cobaia dos lamentáveis conteúdos da televisão brasileira?

Nenhum comentário: