domingo, 20 de dezembro de 2009

Arte e Sociedade

As pessoas sempre têm ligação com alguma forma de arte, pode ser a pintura, fotografia, literatura, música, dança e teatro. Mas, mesmo com essa forte ligação entre o ser humano e a arte, muitos ainda não sabem qual é o real papel da arte na construção da sociedade.
Já dizia Monteiro Lobato, "um país é feito de homens é livros",a frase pode ser recomposta e podemos dizer que um país é feito de homens e cultura. Cultura de todas as formas, desde que contribua para o crescimento intelectual e cultural da sociedade.
Falar de arte embora não pareça trata-se de um assunto muito complexo, pois estamos falando de um assunto que influencia muitas ações em uma sociedade, a cultura é a base de tudo que somos, através dela falamos, fazemos e pensamos muitas coisas.
Exemplo claro é o papel que a música ocupou no cenário da ditadura militar no Brasil, atuando como forma de protesto ao regime. A música Alegria, alegria, de Caetano Veloso é um exemplo, sua melodia agradável convida o ouvinte a pensar sobre tudo, estrangeirismo, sensualidade e política. As novelas também, quantas modas e jargões de personagens não são copiados a cada nova novela?
Depois a arte não influencia a sociedade, isso é um absurdo. A arte está em tudo, desde a música que anima seu almoço até o panfleto publicitário que circula nas ruas. Somos consumidores da arte, vivemos dela.
Muito mais que a função de entreter a arte tem a função de contribuir com a formação cultural e intelectual da sociedade. O ser humano convive diariamente rodeado pela arte.