segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Despezembro...

Que as luzes do Natal ilumine a cabeça de todos durante o ano inteiro
Foto: Andresa Oliveira


O ano está terminando. Sinto cheiro de despedida no ar, um perfume que se mistura com luzes pitadas de tristeza e alegria. Sou por demasiadamente apegada a muitas coisas, inclusive pelos dias que se passam. É, a vida não é um filme reprisado.

Por que Dezembro é o mês das despedidas? Despeço-me de tanta coisa o ano inteiro, minha vida se resume em despedir, encontrar, perder e recuperar. Logo vou à varanda tomar brisa, assim que entro em casa digo adeus ao vento. Quando acabo de ler um livro ou falar com uma pessoa. Faço tudo em minha vida como se fosse pela última vez.

Mas Dezembro intriga-me. Com todas suas luzes, Papai Noel, presentes e músicas natalinas. Mães choram pelos filhos que conseguiram um diploma depois de muitos anos de estudo, namorados se despedem da vida de solteiros; coloca-se uma aliança na mão esquerda, enamorados juram amor eterno pela última vez no ano, idosos aproveitam a ceia natalina como se fosse a última, meninas malham nas academias desesperadamente; afinal o carnaval taí!, abraço meus amigos pela última vez.

Aliás, Dezembro deveria se chamar Despezembro. Incrível, como as luzes douradas mexem com o coração de todos. O ser humano despreza o próximo todos os dias do ano, crianças moram nas ruas 365 dias, passam fome durante doze meses, você ignora seu amigo. Aí chega Dezembro! Ah, Row row row, Papai Noel chegou! Agora um sentimento de caridade e filantropia invade a alma das pessoas. É uma beleza, campanhas para todos os lados, recadinhos animados no Orkut; esse é ótimo!, shoppings lotados, vamos presentear, afinal presente tampa qualquer deslize ou gafe. Trazem até teatro na praça!, só em Dezembro que as pessoas precisam de cultura?
Como a cidade fica linda! O menino da periferia se sente em um mundo encantado, sua mãe o veste com a melhor roupa e juntos vão passear, olhar o quanto tudo está iluminado. Mas, o hospital do bairro em que ele mora continua caindo aos pedaços. Quem quer saber de hospital? É dezembro, ninguém fica doente, não é?
“Anoiteceu, o sino gemeu e a gente ficou feliz a rezar. Papai Noel vê se você tem a felicidade para você me dar”. Todos se reúnem na mesa. Parentes brigados, casais desquitados, namorados traídos, as crianças de rua encontram um abrigo para celebrar a noite e tudo está tão lindo e mágico. Será? A enamorada vê os fogos de artifício no céu e se lembra do moço, o idoso pensa na sua morte, os namorados no casamento. Presentes entregues, brinde feito, abraços dados. Adeus Papai Noel!, mais uma despedida.
Amanhã é outro dia. Papai Noel vem só no ano que vem. Hora das pessoas voltarem a ser o que realmente são. O menino volta para a periferia, cujo hospital continua caindo aos pedaços, seres humanos continuam sendo desprezados e milhares de crianças ainda sobrevivem na miséria. Afinal, Dezembro chegou e é hora de se despedir de tudo
Papai Noel vou lhe fazer um pedido. Traga felicidade, amor, compaixão e amizade todos os dias do ano; não quero me despedir de nada.

Só mais uma coisa. Escrevo todos os dias, não é só no natal.

Nenhum comentário: