domingo, 20 de junho de 2010

A imprensa e o dever da verdade




Minha última leitura foi o livro: A imprensa e o dever da verdade, escrito por Rui Barbosa. O livro foi escrito em 1920, mas por sua qualidade, mesmo com linguagem ultrapassada, o livro deve ser leitura obrigatória atualmente.


Segundo o autor, a imprensa é como o órgão principal de uma nação, assim como o coração é para o nosso corpo. Um país, cuja imprensa é degenerada ou mentirosa, é um país cego, doente e de falsos sentimentos.


No livro, o autor também trata de temas a respeito da chamada “prostituição” da imprensa. Segundo o autor, muitos órgãos de comunicação se vendem em troco de dinheiro público; que muitas vezes tem o objetivo de ganhar o silêncio ou ganhar críticas favoráveis em jornais.


Rui Barbosa deixou muito claro no livro que o principal dever da imprensa, é com a verdade. Antes de todas as coisas, o papel do jornalista é informar a sociedade, de maneira clara e imparcial. O primeiro compromisso dos veículos de comunicação é com o público, cliente ao qual se destina todas as notícias produzidas.


Concordo plenamente com o autor. Os jornalistas devem trabalhar para o público, principal interessado na clareza dos fatos e informação de qualidade. Apenas lamento que atualmente, alguns colegas não tenham lido esse livro. Lamento que a imprensa brasileira ainda seja formada por profissionais que se esqueceram do compromisso entre jornalismo e sociedade.

Nenhum comentário: