sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mulher de molde


Sempre gostei muito de escrever sobre as mulheres. Principalmente a respeito da imagem que a mulher passa para o mundo. Todavia é muito complexo compreender o universo feminino, mesmo sendo mulher, encontro muita dificuldade para caracterizar o sexo feminino.

Os homens recebem três atributos: machão, cavalheiro e cafajeste. O machão é do tipo que não chora; o cavalheiro manda flores e o cafajeste dá em cima de todas. A mulher já recebe inúmeros atributos: sexy, gostosa, gatinha, elegante, perua, sem graça e tantos outros que é melhor não comentar.

Nos últimos anos as mulheres vêm ganhando rotulações. Um grande problema para a identidade de cada uma delas. É com se houvesse divisões e cada uma se encaixasse em determinado grupo mais adequado às suas características.

Para ter uma idéia de como as mulheres sofrem com esses tipos de rotulações, devemos observar o principal meio de propagação da indústria da beleza; as revistas femininas e as telenovelas. Algumas revistas apresentam caráter de utilidade, mas todas sem exceções tentam moldar seu público.

A personagem de Mariana Ximenez, na novela das 21h, aparece com figurino justo e provocante. Esse mês, a atriz foi capa da revista Claudia, na qual usava um belo e elegante vestido vermelho. Na telenovela a atriz é moldada sensual e na revista voltada para mulheres de 25 a 45 anos de classes média e alta, a atriz deve se encaixar em modelo excêntrico de elegância.

Mulheres se moldam a todo tempo. Moldam-se ao gosto dos homens, que na maioria das vezes preferem as “sensuais”. Sensualidade que muitas vezes não combina com elegância. Muitas preferem ser sensuais, forçando algo que existe dentro de cada uma das mulheres.

A sensualidade feminina existe em todas, sem nenhuma exceção. Sensualidade é algo inato, ou seja, nasce com a pessoa; não se adquire por telefone, nem mesmo em sites ou lojas no shopping.

Feio é que a sensualidade seja forçada, a ponto de se tornar vulgar. A vulgaridade pode ser considerada uma humilhação para o corpo feminino e motivo de deboche para os homens.

O importante é que cada mulher mantenha sua beleza natural. Afinal ninguém é boneco de vitrine e muito menos massinha de modelar.

Nenhum comentário: