sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tire suas conclusões

O desfecho do caso Isabella Nardoni morta em março de 2008 pelo pai e pela madrasta gerou muita repercussão na mídia; não só a decisão do júri, mas também a atuação da imprensa no caso.

Em março de 2008, Isabella Nardoni, de 5 anos, foi atirada do 6 ˚ andar do prédio onde morava seu pai Alexandre Nardoni, a madrasta Ana Carolina Jatobá e seus dois irmãos. Além das fraturas provocadas pela queda, a menina tinha marcas de esganadura e agressões pelo corpo; sinais que indicam os maus tratos que Isabella sofreu antes de ser atirada pela janela.

Desde o acontecimento do caso, a imprensa acompanhou todo o trabalho da polícia e o andamento das investigações. A perícia concluiu que Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá eram os principais suspeitos morte de Isabella. A imprensa fez ampla cobertura com simulações do crime, entrevistas com os suspeitos e principalmente mostrou todo o sofrimento da mãe de Isabella. O público acompanhou tudo sentado no sofá de sua casa.

No dia 22 de março de 2010, teve início, no fórum de Santana em São Paulo, o julgamento do pai e da madrasta de Isabella. Uma multidão de jornalistas faziam plantão em frente ao fórum; muitos puderam entrar no plenário e acompanhar o júri.

Durante o julgamento, uma das teses de defesa do advogado Roberto Podval foi que a imprensa condenou o casal antes do júri, nomeou de “loucura” a cobertura do caso. Segundo o advogado, se a imprensa não tivesse participado do caso, o casal seria absolvido por falta de provas.

Nesse tipo de crime ou tragédia, a imprensa sempre ocupa um lugar de destaque, pois é ela que leva todas as informações para que as pessoas tirem suas conclusões sobre o fato. No entanto, muitas emissoras de TV pecam no excesso a ponto de mudar a grade de programação para fazer cobertura do caso. Todavia, mesmo com o excesso, a imprensa é fundamental para evitar o esquecimento do caso e a impunidade dos assassinos.
A imprensa teve papel fundamental no caso Isabella, não só para mantê-lo na memória das pessoas, mas também para mostrar que a justiça no Brasil funciona. O casal foi condenado pelas provas que foram apresentadas pela acusação. Nenhum jornalista ou veículo de comunicação foi até o plenário e deu a sentença. A imprensa só noticiou os fatos, com excesso ou não; coube a população tirar suas conclusões sobre ele.

Ao meu ver, a imprensa teve uma atuação importante e positiva no caso Isabella. Essa participação deveria se estender a outros casos, pois morrem muitas Isabellas todos os dias no Brasil. O trabalho do jornalismo em crimes como esse faz com que eles não morram na memória das pessoas e que muitos assassinos de crianças fiquem na impunidade.

Nenhum comentário: