quinta-feira, 22 de julho de 2010

O novo jornalismo

Atualmente os telespectadores dos telejornais estão acompanhando uma postura diferente por parte dos jornalistas, repórteres e apresentadores. Essa diferença chama-se interatividade. A internet já foi para o terreno da televisão?

O nome correto para essa interatividade é Convergência Digital, ou seja, a fusão de conteúdos de todas as mídias. Nesse caso, você pode ouvir rádio na sua TV; acessar sites de notícias, ver televisão e vídeos feitos por você. Mas, o real aparelho da Convergência Digital não é o rádio, nem a TV e muito menos o computador. É o celular.

Na edição desta quarta-feira, (21), o programa Vitrine, da TV Cultura; apresentou uma reportagem sobre a Convergência Digital. Na reportagem, um dos responsáveis pelo portal UOL mostrou a grande novidade que estará em breve na casa dos brasileiros, claro, aqueles que tiverem poder aquisitivo para adquirir um televisor com preço superior a dois mil reais e ainda ter acesso a internet de banda larga.

Boa notícia para os jornalistas. Cada conteúdo do portal deverá ganhar nova linguagem antes de ir para a televisão. As notícias deverão ser codificadas em um novo formato para que se adapte ao novo canal de comunicação. Essa adaptação vale para o celular também. A informação deverá ser mais enxuta, mas sem perder nenhum detalhe.

A interatividade vem mudando muito a postura dos telejornais no Brasil. A Copa do Mundo mais do que nunca mostrou essa interatividade. O jornalista Tiago Leifert, arrancou muitos elogios dos telespectadores pela sua linguagem improvisada e interatividade com o público; atualmente Tiago “salvou” o Globo Esporte do fracasso e se tornou uma das apostas da Globo. Depois que o jornalista assumiu a apresentação do programa, o público jovem e feminino foi atraído.

Há quem diga que a interatividade é uma forma de atrair mais telespectadores para os telejornais, ou seja, uma maneira da televisão se manter no mercado que a cada dia é invadido pela internet. E os jornais impressos? Folha de São Paulo e Diário de São Paulo apostam no design como atrativo. A Folha já mudou pela segunda vez seu projeto gráfico, o Diário vai apresentar a novidade a partir de Domingo. Mas, será que o problema dos jornais está no visual? Cabe interatividade no impresso? A Folha de São Paulo se diz “O Jornal do futuro”, tirando o design não notei grande diferença no jornal. Ainda há muito para ser modificado.
No caso de Tiago Leifert, a Globo apostou em visual e linguagem; está dando certo. O visual, os jornais já estão mudando.

Nenhum comentário: