sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os seres humanos me assombram



O título desse artigo é a última frase do livro A menina que roubava livros de Markus Zusak. Nesse capítulo a narradora que é a morte conversa com a protagonista Lisel sobre os seres humanos. No fim da conversa a morte diz para Lisel a frase: Os seres humanos me assombram.

E por que os seres humanos a assombram? A resposta é que o homem vive a procura da guerra, da maldade, da violência e da morte. O homem é o único animal que destrói sua casa.

Os seres humanos perderam a noção da humanidade, do respeito ao próximo e principalmente o amor pelas pessoas. Atualmente os crimes que já são algo repugnante, a cada dia ganham requintes de crueldade maiores; exemplo do caso Bruno, atualmente muito noticiado na imprensa brasileira e estrangeira.

Como será o futuro das crianças? Se seus ídolos viraram bandidos, quem tinha que proteger é estuprador e a mãe incentiva meninas menores de dez anos a se prostituirem. Dinheiro atualmente é mais importante do que a vida das pessoas. Precisa-se mais de dinheiro do que de amor. Claro amor não compra casa de luxo, carro do ano e nem roupa e jóias de grifes.

O que é amor, respeito e humildade? São palavras desconhecidas, uma vez ou outra são ditas da boca pra fora para algumas pessoas. A nova geração é consumista, você é melhor pelo que tem, não pelo caráter. Nossos jovens consomem e consomem, depois jogam fora; assim como um brinquedo velho.

Para que lugar foi o tempo de antigamente, no qual os filhos amavam seus pais mais do que sua própria vida? Alguns ainda existem. Traços de amor uma vez ou outra podem ser encontrados nos lares do mundo.

Seria muito bom se todos vivessem com mais carinho. O Estado não teria tantos problemas com violência, muitas crianças não estariam em orfanatos e a desigualdade seria algo inexistente. A vida tem tantas coisas lindas para serem desfrutadas. Temos sete formas de arte; cada uma delas traz algo novo e incrivelmente maravilhoso para nossos olhos e ouvidos.

O que enriquece de verdade é o conteúdo adquirido durante todos os dias de nossas vidas. Roupas, sapatos e jóias; qualquer ladrão leva de você. O conhecimento nunca. Bens materiais não fecham o buraco que está aberto na alma de algumas pessoas. Guerra não resolve os problemas dos países, apenas geram prejuízos e tristeza.

Muito pouco pode fazer alguém feliz. Desde que se esteja acompanhado de pessoas leais, arte, trabalho honesto e principalmente amor. Mas, nem todos pensam assim. Alguns seres humanos continuam assombrando o mundo com atitudes lamentáveis.

Precisamos de tanta guerra, violência e consumismo?

Nenhum comentário: