sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O que há de errado comigo?

A todo momento somos bombardeados com propagandas de remédios para emagrecer, novos tipos de ginásticas, dietas que prometem perca de peso instantânea.
Principalmente as mulheres são o público alvo desse tipo de publicidade. Somos induzidas a acreditar que nosso corpo é feio, nosso cabelo é feio e que isso é preciso mudar, uma pessoa fora dos padrões impostos pela sociedade é como um peixe fora da água.
Mesmo que não peça nenhuma indicação de dieta ou meios de emagrecimento, as pessoas simplesmente saem receitando, como se você estivesse com um problema. Ou seja, ter o quadril mais largo é um grande problema na nossa sociedade.
As pernas mais grossas só devem ficar escondidas por baixo de longos vestidos e calças, quando alguém quebra a regra é chamada de vulgar.
Muitas pessoas não ligam para a opinião alheia, outras se incomodam profundamente e submetem-se métodos nada convencionais para emagrecer. Isso gera distúrbios como a bulimia.
A bulimia é um transtorno alimentar, no qual a pessoa ingere alimentos e depois força o vômito, com o objetivo de eliminar as calorias ingeridas, muitas vezes ocorre o uso de laxantes e práticas exageradas de exercícios físicos.
Esse transtorno leva a perca de minerais como o potássio e sódio, importante para a manutenção dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Em níveis baixos o paciente pode ser levado à óbito por insuficiência cardíaca e desidratação.
Uma bulímica vive refém da comida, das calorias, dos exercícios físicos e da dor, pois expõe a garganta ao suco gástrico do estômago, altamente ácido causa ferimentos e sangramentos no tubo digestivo.
O que há de errado? A busca pelo padrão de beleza custa a sua vida?
Ser mais cheinha é um problema? Por quê?
Antes de qualquer padrão imposto, as pessoas que ditam a moda deveriam lembrar que as pessoas não são iguais e nunca serão.


domingo, 20 de dezembro de 2009

Arte e Sociedade

As pessoas sempre têm ligação com alguma forma de arte, pode ser a pintura, fotografia, literatura, música, dança e teatro. Mas, mesmo com essa forte ligação entre o ser humano e a arte, muitos ainda não sabem qual é o real papel da arte na construção da sociedade.
Já dizia Monteiro Lobato, "um país é feito de homens é livros",a frase pode ser recomposta e podemos dizer que um país é feito de homens e cultura. Cultura de todas as formas, desde que contribua para o crescimento intelectual e cultural da sociedade.
Falar de arte embora não pareça trata-se de um assunto muito complexo, pois estamos falando de um assunto que influencia muitas ações em uma sociedade, a cultura é a base de tudo que somos, através dela falamos, fazemos e pensamos muitas coisas.
Exemplo claro é o papel que a música ocupou no cenário da ditadura militar no Brasil, atuando como forma de protesto ao regime. A música Alegria, alegria, de Caetano Veloso é um exemplo, sua melodia agradável convida o ouvinte a pensar sobre tudo, estrangeirismo, sensualidade e política. As novelas também, quantas modas e jargões de personagens não são copiados a cada nova novela?
Depois a arte não influencia a sociedade, isso é um absurdo. A arte está em tudo, desde a música que anima seu almoço até o panfleto publicitário que circula nas ruas. Somos consumidores da arte, vivemos dela.
Muito mais que a função de entreter a arte tem a função de contribuir com a formação cultural e intelectual da sociedade. O ser humano convive diariamente rodeado pela arte.


domingo, 22 de novembro de 2009

É uma piada


É curioso atualmente analisar os conteúdos da televisão aberta no Brasil e sua falta de cultura e conteúdo. Esse meio de comunicação está apresentando ideologias confusas, pois não a vejo informando e muito menos entretendo.
A quantidade de programas humorísticos nas emissoras é lamentável, humor que muitas vezes só vem para satirizar e tornar piada os graves problemas que se passam na sociedade como escândalos políticos, isso faz tapar os olhos dos cidadãos, não é à toa que o Brasil é conhecido como o país da piada pronta. Pois tudo aqui vira piada.
O que agrava mais a situação não é o problema dos programas humorísticos, mas sim o elenco que os compõem, a moça que até pouco tempo estudava turismo e ganhou fama por causa do micro vestido agora virou humorista, sem nunca ter tido nenhuma experiência na televisão. E o que dizemos aos alunos de artes cênicas que estudam e pagam cursos para tentar trabalhar em uma respeitada emissora de televisão?
Devemos os aconselhar a andar seminus pelas ruas, para que possam conseguir alguma oportunidade de emprego e reconhecimento, assim como aconteceu com a mocinha descolada do vestidinho rosa?
Ora a arte está ficando muito pobre em nosso país, e não é por falta de patrocínio, mas sim por falta de conteúdo de qualidade. É de causar estresse assistir televisão atualmente, vendo de um lado qualquer pessoa que se exibe por ali atuando, e a falta de realidade, principalmente das novelas, aliás, os autores deveriam estudar um pouco de lógica antes de escrever.
É vilão fazendo maldade para mocinha abandonada pelo namorado, a mulher separada vigiando a vida do ex marido, menininhas ricas, mimadas que chorão quando seus caprichos não são atendidos, indianos dançando e enfeitados o dia inteiro. Como se todas as pessoas do mundo fossem desse jeito.
A novela pode até ser um meio de entretenimento para a sociedade, fala-se muito do seu apelo social, qual apelo social?
Não vejo mais apelo social atualmente nas novelas, vejo uma maquiagem que tenta mostrar ao telespectador que a vida da mocinha da novela é pior que a sua, e fique tranqüilo que tudo tem um final feliz. E as pessoas continuam lá em frente à televisão assistindo e se comovendo com o sofrimento dos personagens e depois copiando a moda da novela.
Onde está a cultura desse país, a TV digital chegou com todo o brilho e euforia das emissoras de televisão, mas até quando o telespectador será cobaia dos lamentáveis conteúdos da televisão brasileira?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A luta é mais nobre

Quais os limites para as atitudes humanas? O que leva pessoas a se comportarem de forma parecida com a de animais em busca de uma caça ou na disputa por uma fêmea.

Nas últimas semanas podemos acompanhar pelos meios de comunicação um acontecimento incomum ocorrido em uma universidade na cidade de São Paulo. O tumulto causado por um micro vestido usado por uma aluna de Turismo, causou um enorme tumulto na universidade.

A estudante teve que sair da faculdade escoltada por polícias vestindo um jaleco de um professor. O cenário era de intenso tumulto e desordem.

Segundo o assessor jurídico da faculdade o problema não estava na roupa da estudante, mas nas atitudes da moça. De acordo com o advogado a estudante fez um percurso maior que o habitual para ir até a sala de aula e subiu a saia do vestido enquanto subia as escadas, provocando os alunos.

A estudante chegou a ser expulsa da universidade, mas a decisão foi repensada e a aluna voltará à faculdade.

Esse assunto dividiu opiniões, pessoas em defesa da estudante alegam que não vivemos mais no século XVIII para andar coberta dos pés a cabeça, e que as mulheres ganharam espaço na sociedade através de muitas conquistas, uma delas é o direito de andar de minissaia pelas ruas. E por isso não se justifica as atitudes dos alunos de fazer o tumulto que aconteceu na universidade.

Acerca desses acontecimentos podem ser tomadas duas posturas. Os alunos estão errados sim com a postura tomada, mas a estudante também tem sua parcela de culpa, pois já que decidiu ir trajada daquela forma estava ciente de que poderia provocar essa reação. E se ficar provado sua provocação a atitude da estudante estará mais errada ainda.

De um ponto de vista pode-se afirmar que a luta das mulheres ao longo dos anos é muito mais nobre do que somente poder passear nas ruas mostrando as pernas e o bumbum, a luta é nobre é para ter espaço e respeito na sociedade como a trabalhadora, mãe, esposa e mulher. Não para ter livre exposição da vulgaridade como tem acontecido nos últimos tempos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

É hora de mudar

A diferença é interessante ainda bem que a cabeça da sociedade está aberta as mudanças, talvez seja a globalização fazendo efeito não só no cenário econômico, mas também na idéia das pessoas.
No que se diz a respeito de mídia as coisas andam mudando. Atualmente a novela das oito conta com uma protagonista negra e jovem, uma quebra de regra, já que a tradição das protagonistas das novelas do autor é de mulheres de meia idade e brancas.
As revistas também estão se adaptando aos diferentes tipos de corpos femininos, apresentam figurinos na moda para mulheres com os quadris mais largos, e acreditem não é nenhum pretinho básico! Determinada marca de cosméticos também inovou e colocou uma gordinha para aparecer de biquíni na televisão.
Neuras que me perdoem, mas cada um tem sua beleza. O contraste da pele negra no tecido branco é lindo, as curvas maiores também proporcionam belos movimentos aos vestidos.
A graciosidade não está detida apenas a um grupo, mulheres com as pernas longas e magras estão na passarela.Hoje em dia é possível ver pernas grossas em bermudas curtas sem escutar nenhum tipo de comentário maldoso. Como já disse a sociedade está aberta a mudanças e a porta de abertura para essas mudanças é a mídia através da maneira que irá abordar e inserir essas mudanças na sociedade.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Olimpíadas do tráfico

Nas últimas semanas estamos acompanhando pelos noticiários uma verdadeira guerra entre policiais e traficantes na cidade do Rio de Janeiro. Até a semana passada o número de mortos chegou a 40 pessoas entre os mortos estão policiais e pessoas do bem, que foram vítimas de balas perdidas.

A guerra entre a polícia e o tráfico pode por em xeque a vitória do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, já que toda a imprensa estrangeira voltou os olhos para o Rio de Janeiro devido aos últimos acontecimentos.

O cenário do morro do macaco lembra um campo de guerra. Imagens feitas por cinegrafistas das emissoras de televisão mostram que as ruas têm grande quantidade de carcaças de balas, além disso, jornalistas estão trabalhando protegidos com coletes a prova de balas e capacetes.

Esse cenário leva a outra discussão a respeito da legalização das drogas. Deve ser legalizada ou não?. Acredita-se que com a legalização o tráfico diminuirá, pois as drogas poderão ser vendidas no comércio normalmente como o cigarro e álcool, por outro lado a vida estará sendo banalizada.

O acesso fácil a essas substancias conseqüentemente aumentará o consumo e cada vez mais nossas crianças estarão perto desse mal e ninguém poderá falar nada, porque as drogas serão legalizadas. A vida dessas pessoas e dos policiais que morreram por causa e combatendo o tráfico será banalizada.

O mais correto é que o tráfico seja combatido com leis rígidas que realmente punam fornecedores de drogas, não leis que beneficiem traficantes como Elias Maluco, acusado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. Elias Maluco está prestes a sair da cadeia pela porta da frente assim como outros presos que serão beneficiados com a redução da pena.

A droga e o tráfico tem que ser combatido, não legalizado. As leis têm que ser severas com traficantes, só desta forma a sociedade estará um pouco longe dos efeitos desse mal que resultam em “guerras” como a que o Rio de Janeiro está vivendo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estudar meu passatempo


Livros e mais livros, textos de diferentes assuntos e tamanhos, leads, notícias, reportagens, resenhas, artigos, semiótica, teorias da comunicação e muitas outras coisas. Para quem não gosta de estudar tudo isso parece levar à loucura, a vida com certeza é mais fácil sem preocupações, mas chega um momento que estudar é uma necessidade.
Sempre levei com muita responsabilidade meus estudos e fui também muito criticada por isso, constantemente fui "elogiada" com apelidos de nerd, cdf e coisas do gênero. Hoje faço Jornalismo, um curso que não é muito fácil, pois exige formação critica e principalmente muita leitura.
Atualmente na faculdade sinto como foi importante a minha dedicação durante todo o período que passei na escola. Esse período foi importante para minha formação critica como pessoa.
Fui muito discriminada, tive poucos amigos, não participava do "grupinho", no entanto não me arrependo nem um pouco do que fiz e faria tudo novamente.
Os "espertinhos" que me desculpem, mas quem está perdendo é vocês. Por enquanto a vida é fácil, tudo que os professores falam é bobagem. Um dia vocês vão sentir falta dos "chatos" dos professores e aí o tempo vai ter passado e será tarde.
Aos "nerds" estudem mesmo, estudar é maravilhoso. Não liguem para a oposiçao, pois antes ser conhecido como "nerd e cdf" do que como popular e da bagunça.
No fim das contas vamos ver quem ganha!!!

sábado, 17 de outubro de 2009

Jornalismo ou Direito?

Essa é a pergunta que atualmente faço todos os dias. Em que lugar serei mais útil? Mostrando o que precisa ser corrigido ou corrigindo?
É uma pergunta sem resposta, busco ela em meu coração, mas a dor é infinita. Não é fácil deixar para trás amizades que fiz, deixar um ano ao lado das melhores pessoas que já conheci na minha vida.
É difícil porque quando estou com essas pessoas sou tomada por uma paz infinita, procuro não escrever mais, pois me lembro o quanto vou sofrer distante do que eu tanto amo. Vou deixar de lado meus ideais o motivo pelo qual escolhi ser jornalista, por acreditar que palavras têm força e podem mudar o mundo.
Não fotografarei mais, minha grande paixão, mostrar o vermelho das flores, o azul do céu, mostrar que o all star combina com letra de música e com amor. Trocarei a câmera por um martelo que condena muitas vezes injustamente.
Estarei trocando a humildade de descobrir e indagar o mundo pela prepotência.
Em busca da profissão que nasci para exercer, uma amo desesperadamente a ponto de temer que não haja como viver dela, é minha profissão do coração, a outra é a profissão da Andresa filha, quieta e tradicionalista, é a profissão que irá me render elogios, uma vida confortável, é a profissão da razão, mas eu não a amo.
Concordo com Sócrates e Só sei que nada sei.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E amanhã é o dia dos professores

Dia 15 de outubro comemora-se o dia dos professores, reservou-se uma data para lembrar o magistério. Já que na maioria dos dias do ano os professores estampam as manchetes de jornais na maioria das vezes como vítimas de violência praticada por alunos.

Uma propaganda muito interessante que o MEC vem fazendo na televisão incentivando jovens a fazer cursos de licenciatura, mostrando que em países que apresentam alto índice de desenvolvimento o profissional responsável por isso é o professor.

Sim a educação é a base para uma sociedade mais justa, desenvolvida e humanitária, há também certa verdade quando analisado o papel da educação no desenvolvimento de um país, tomemos como exemplo a China e o Japão. No entanto, nesses países professores têm todo o suporte necessário para ministrar suas aulas, não há notícias de alunos agredindo professores, diretores e funcionários da escola.

No Brasil o estado mais rico tem a pior educação, não conseguindo ficar como finalista em um concurso de Língua Portuguesa promovido na televisão que envolveu todos os estados do Brasil.

Em algumas escolas públicas alunos freqüentam apenas para marcar presença, não para assistir aula. Muitas vezes esses alunos não têm nenhuma educação intelectual e moral, cabe ao professor ensinar coisas que deveriam vir do convívio familiar, ao tentar corrigir isso, os resultados são agressões e ofensas.

A educação tem muito a ser melhorada, escolas não deveriam ficar preocupadas com as equações matemáticas, com as olimpíadas de matemática. O ensino deve ganhar uma formação critica que prepare realmente o aluno, deve ganhar uma base de apoio ao professor começando por escolas decentes e capacitação dos profissionais da educação.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Hoje é meu aniversário!!!

Fazer aniversário é contabilizar tempo de vida e de aprendizado, ao mesmo tempo é deixar de ter idade para fazer algo que gostamos.


domingo, 4 de outubro de 2009

As mãos enrugadas

As mãos já estão enrugadas
Os braços e as pernas
já não têm a mesma força
Os olhos e a audição já fraquejam.

Mais ainda temos a doce figura
Dos velhinhos que estragam a gente
Das vovós que arrumam forças para fazer
guloseimas para os netos
Dos vovôs que ganham forças
para segurar os netos.
Até que um dia
Acordamos e não temos mais nossos avós.
Fica a doce lembrança
Das mãos enrugadas, dos doces e biscoitos
que nunca mais encontraremos do mesmo sabor
fica a saudade do colo do vovô.

A hora da partida chegou
Nossos avós já cumpriram sua missão
E aqui fica a saudade e a tristeza
Do porquê não demos mais atenção
às mãozinhas enrugadas.





Profissão Jornalista


sábado, 3 de outubro de 2009

Nem o Enem escapou

Foi cancelado na manhã de quinta-feira o Exame Nacional do Ensino Médio por motivo de fraude. Cerca de quatro milhões de jovens estavam inscritos para realizar o exame que ajuda os alunos a entrar em faculdades públicas, além de dar chance para ganhar bolsas de estudos.
Segundo informações divulgadas na imprensa funcionários do MEC entraram em contato com um jornal de São Paulo oferecendo o conteúdo das provas. Imediatamente o governo foi avisado da informação e a prova foi adiada.
Diante dos acontecimentos há duas posições: alivio por parte de alguns estudantes e indignação por parte de professores e de cidadãos do bem. Mais uma vez o Brasil será motivo de chacota internacional, já que nem a educação está passando à margem da corrupção.
A incessante busca pelo dinheiro fácil à custa de comportamentos mal intencionados expandiu o senado e a câmara dos deputados e foi parar no Ministério da Educação. O pior que está mexendo com os sonhos, com o futuro e colocando a baixo todo o trabalho de preparação dos professores do ensino médio.
É uma vergonha. Depois reclamam da imagem que o Brasil tem no exterior, mas não acho que devemos ficar detidos a imagem que o país tem lá fora. O problema é que muitas pessoas já se acostumaram com as palhaçadas que acontecem aqui, como se isso fosse algo normal como andar nas ruas e que o episódio do Enem ocorrido nesta quinta-feira é só mais uma das inúmeras trapaças.
Graças a essa atitude o Enem, ao qual milhares de jovens tinham respeito e confiança tornou-se motivo para risos e piadas de mau gosto.
Chegou a hora de não aceitar mais isso, a educação já foi atingida, qual será o próximo setor? Nesse momento o riso alheio deveria encontrar a carranca da indignação.

sábado, 19 de setembro de 2009

A revolução eleitoral

No próximo ano teremos eleições com uma novidade, às eleições se estenderão para a internet. Há uma vasta discussão de regras e coisas do gênero para essa revolução na história eleitoral do Brasil.
Já podemos acompanhar também propagandas mobilizando a população a respeito da não candidatura de políticos com dívidas com a justiça através de abaixo assinado, nesse caso os juízes não podem impedir a candidatura desses políticos corruptos, mas o povo sim mediante plebiscito, ou seja, quando o povo é consultado.
Toda véspera de eleição usa-se palavras bonitas como democracia, povo, cidadania a bandeira brasileira é destacada a todo o momento por certos partidos políticos, a meu ver criando uma atmosfera de cidadania querendo passar a imagem que determinado partido respeita sua opinião e a democracia.
As propagandas eleitorais mostram o país visto por “outros olhos” levando em conta educação, meio ambiente, saúde e saneamento básico com músicas de fundo emocionantes despertando nas pessoas um espírito de patriotismo invejável e tocante.
É curioso palavras como cidadania e democracia serem usadas tão corriqueiramente durante o período eleitoral, sendo que na verdade poucas pessoas têm conhecimento do que elas realmente significam, não há educação que prepare as pessoas para isso.
O que é cidadania? É o conjunto de direitos e deveres de uma pessoa como você tem o direito de votar e isso é ser cidadão, não a definição é muito vasta, além do direito de votar a cidadania é mais abrangente, temos o direito de reclamar e também de exigir que políticos corruptos não disputem as eleições.
E a democracia onde fica? Brasil um país democrático, temos essa idéia na cabeça, no entanto há diferentes graus de democracia, essa questão da democracia puxa gancho para uma questão. Em países como os Estados Unidos o voto não é obrigatório, aqui é, em outros mulheres não podem votar, aqui mulher vota, é uma questão muito complexa, na verdade há informação suficiente para esse problema ser resolvido, mas nesse caso questões culturais e nacionalistas estão relacionadas.
Em meio a tanta polêmica, vemos que as pessoas estão começando a votar cada dia mais cedo sem nenhuma educação a respeito do real significado das palavras que são veiculadas pelos partidos políticos.
A eleição está mudando de veiculo de comunicação, no entanto, muitos eleitores continuam sem saber realmente a dimensão do poder que o seu voto exerce, mas não é interessante para os políticos, eles preferem que os eleitores vivam na ignorância sendo conhecedores da democracia e cidadania que eles inventam nas propagandas eleitorais.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É proibido fumar

Entrou em vigor a 0h da sexta-feira (7), a lei antifumo em todo o estado de São Paulo. A lei criada pelo governador José Serra proíbe o uso do cigarro no interior de restaurantes, boates, bares, escolas, padarias, farmácias, museus, casas de shows e repartições públicas. Será permitido o fumo em residências, tabacarias, vias públicas e em cultos religiosos específicos.
Inclui-se na proibição o uso de cigarrilhas e charutos. A lei terá mais de 500 fiscais espalhados pelo estado, entre eles técnicos da vigilância sanitária e do Procom. Os fiscais farão blitz nos estabelecimentos, mesmo em dias de feriado e fim de semana. O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito a multas.
A lei antifumo tem o objetivo de manter as pessoas que não fumam longe dos males do cigarro. Pesquisas realizadas mostraram que os fumantes passivos são mais prejudicados do que os fumantes com a inalação do cigarro.Por isso a proibição do fumo em lugares fechados.
No entanto, a lei não foi muito bem recebida pelos fumantes e donos de estabelecimentos. Os proprietários de restaurantes, boates e casas de shows estão preocupados com as multas que estarão sujeitos caso a blitz encontrem alguém fumando em seu estabelecimento, já os fumantes não poderão contar com áreas reservadas para fumantes nesses lugares. Está proibido.
Em meio a tanta polêmica o governador conta com o apoio da maioria da população que está cansada de jantar inalando cheiro de cigarro e além disso ficar doente sem fumar. Muitos acham que a lei deve abranger todo o Brasil e tornar-se vigente em todos os estados brasileiros.
A lei antifumo é realmente muito útil para a população, acredito que reduzirá muito os danos causados pelo cigarro em não fumantes e fumantes, já que estes terão que pelo menos na hora do almoço e da balada ficar um pouco longe do cigarro.

sábado, 1 de agosto de 2009

A crise do senado, o dinheiro público e os cidadãos

Nos últimos meses os meios de comunicação vêm sendo inundados de informações sobre a crise que está acontecendo no senado.Entre os protagonistas dessa crise está o presidente do senado José Sarney.O senador fez a nomeação de cargos públicos através de atos secretos, nos quais foram adotadas medidas administrativas como: nomeação e exoneração de funcionários,além de aumento de salários e ampliação de verbas.

Entre os nomeados para cargos no senado estão parentes de José Sarney. Gravações feitas pela Polícia Federal e autorizadas para serem publicadas no jornal o Estado de S.Paulo, mostram conversas entre o presidente do senado e seus familiares sobre cargos, empreguismo, informações privilegiadas e notas frias.

Em um dos trechos da conversa a neta de Sarney pede para o pai que arrume com o avô um emprego para o namorado no senado, oito dias após a conversa o namorado da neta de Sarney foi nomeado assistente parlamentar por um ato secreto.

Diante dos fatos apresentados vem a pergunta: O que temos de ver com isso?A resposta é simples, tudo. O dinheiro público está sendo usado para essas finalidades, pagar salários para parentes de senadores, que estão ocupando esses cargos não por merecimento, mas sim por favores particulares.

Enquanto os familiares dos senadores recebem um gordo salário, a parcela da população continua sem emprego, hospitais adequados e escolas de qualidade com ensino adequado.

O dinheiro público está sendo usado por esses políticos como se fossem deles, no senado tudo é secreto, mas está implícito para quem quiser ver a falta de decência dessas pessoas com os cidadãos.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Consumismo,pobreza e desigualdades sociais




De um lado, lojas de luxo, senhoras bem vestidas com jóias e roupas de grifes. Na calçada, crianças descalças,com roupas rasgadas e com muita fome.

Esse é o retrato das ruas de algumas cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, cidades em que as desigualdades sociais são muito intensas.

Tornou-se comum passarmos pelas ruas e ver pessoas nas ruas pedindo esmolas para tentar juntar dinheiro para comprar alimento.E essa situação ficou muito rotineira que passou a fazer parte da realidade e ninguém mais se incomoda com essa situação,ou seja, a pobreza passou a fazer parte do cenário.

Há dois lados em nosso país, de um lado pessoas têm muito dinheiro e gastam exageradamente, de uma forma doentia adquirindo coisas sem necessidade e sem nenhuma serventia apenas pelo prazer de comprar, são os consumistas.Do outro lado, pessoas muito pobres, que não têm o que comer,casa para morar e nem roupas para vestir.

Falam de crise, mas será que a crise não é culpa de um consumismo exagerado? ninguém sabe. No entanto, sabemos que o dinheiro público é muito mal usado pelos nossos representantes em Brasília, exemplo disso são os “atos secretos” que acontecem sempre por lá.

Infelizmente usam o dinheiro público como se fossem deles.Tudo é secreto, a pobreza não é secreta, basta olhar com um pouco mais de humanidade para nossas ruas para ver que a pobreza não é normal, é preciso compreender que ela não deve fazer parte do cenário urbano.

E acredite,podemos mudar essa situação.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

As diferenças e semelhanças entre a prensa gráfica e internet

Com o surgimento da prensa gráfica no ano de 1450,tornou-se possível a produção de livros,um grande avanço para a época.Anos mais tarde começou a surgir os primeiros jornais.

Essa inovação trouxe desenvolvimento econômico e social para os países que tiveram mais cedo acesso a prensa gráfica e exclusão para os que tiveram acesso mais tarde.Assim também ocorreu com o surgimento da internet,ou seja os países que tiveram acesso a internet mais cedo tiveram maior desenvolvimento.

Com o surgimento dos jornais surgiu um problema muito conhecido no início da internet: Como administrar a informação,já que aumentou muito a demanda de leitores na época da prensa e cada dia mais vem aumentando o número de acessos nos sites da internet.

Nesse contexto da criação dos jornais surgiu a publicidade,depois que a internet foi inventada e expandiu-se,muitas publicidades deixaram as demais mídias e estão aderindo a internet.

No entanto,muitos conteúdos publicados nos livros e jornais eram censurados,principalmente pela Igreja Católica.Certos assuntos que eram publicados nos livros e jornais eram considerados crimes como os de hoje, só que na internet como a pedofilia e roubo de senhas.

Com o surgimento da prensa surgiram profissões,já a internet não possibilitou o surgimento de nenhuma profissão nova,muitas vezes a internet fez com que certas profissões desaparecessem,já que quem escreve o texto é responsável por sua publicação.

Assim como toda tecnologia inserida na sociedade o modo das pessoas pensar foi modificado com o surgimento da prensa gráfica e consequentemente dos livros e jornais.Novos valores e ideais surgiram,isso também ocorreu quando a internet passou a fazer parte da vida das pessoas.

A prensa gráfica e a internet têm muita coisa em comum,ambas podem ser consideradas grandes criações tecnológicas,só que em épocas diferentes,podem ser consideradas também pontos chaves para a comunicação,entretanto em épocas distintas.

domingo, 12 de julho de 2009

Uma paixão chamada fotografia



Foto: Andresa Oliveira


Fotografia: A arte de escrever com as imagens



Atire a primeira pedra quem nunca posou para uma fotografia ou quem nunca se pegou olhando as fotografias de quando era criança.A fotografia é assim ela leva as pessoas para o passado.
Podemos conhecer lugares através das fotos, guardar recordações da infância,momentos inesquecíveis ou até mesmo retratar a realidade como é o caso do fotojornalismo.

Jornalismo relâmpago

O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo vem acabando com a importância de cursos superiores na área. Muitas editoras de revistas e até mesmo o site You Tube criaram cursos de jornalismo relâmpago.

Esses cursos visam preparar pessoas comuns para produzir notícias nos meios de comunicação sem ter que freqüentar uma faculdade de jornalismo. A teoria e a prática são fáceis de aprender. No entanto, a ética e o profissionalismo podem estar comprometidos nesse tipo de formação.

A sociedade tem direito a informações produzidas por profissionais de verdade, não por bacharéis do google. Daqui alguns dias o site google irá se tornar uma verdadeira universidade.

É triste ver que a profissão de jornalismo esteja sendo desmerecida, passando a ser desvalorizada a ponto de ser aprendida em um site. O desrespeito com os jornalistas que já é grande vai aumentar. Além dos apelidos de “fofoqueiros” e “ vagabundos”, os jornalistas vão ganhar mais um “os sem diploma”.

Nossa esperança está nas mãos do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que apresentou a proposta de exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Espero que essa proposta seja aprovada e que o jornalismo seja respeitado por todos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Mundo diz adeus à Michael Jackson



Cerca de 20 mil pessoas participaram nessa terça-feira (7) da cerimônia feita para homenagear o Rei do Pop Michael Jackson,morto no dia 25 de junho vítima de uma parada cardíaca.
A cerimônia foi realizada no ginásio Staples Center em Los Angeles e contou com a presença de muitas celebridades como Mariah Carey,Stevie Wonder e Usher.
No fim da cerimônia a filha de Michael de onze anos emocionou a todos quando disse que Michael desde que ela nasceu foi o melhor pai e que ela o amava.
A transmissão do funeral bateu record de acessos na internet.
Todos os continentes pararam para ver a cerimônia. Não se sabe onde o corpo do astro será sepultado.
O mundo está orfão, perdemos o gênio
Mas a morte é pouco para apagar as lembranças
Pois, há sempre uma música de Michael Jackson preferida
O mundo chorou a perda do Rei do Pop.

sábado, 27 de junho de 2009

A comunicação e as novas tecnologias

O mundo vem passando por uma revolução tecnológica, principalmente na área da comunicação. Estamos vivendo a era da convergência digital, ou seja, conteúdos do rádio, da televisão e dos jornais impressos estão se difundido para uma única mídia: a internet.
Cada vez mais pessoas estão adotando o hábito de ler o jornal diário na versão on-line, nessas versões as notícias são atualizadas a cada segundo, além dessas atualizações muitos sites complementam as matérias com vídeos. No entanto, não é só o jornal impresso que vem perdendo espaço para a internet as emissoras de televisão também estão perdendo público e receitas para a grande rede, muitas emissoras de TV como a rede Globo vem inserindo conteúdos da sua programação na internet, e vem fazendo muito bem com o programa Fantástico, no qual o telespectador pode participar do programa enviando vídeos produzidos por ele mesmo.O rádio agora tem sua versão on-line nas versões do Podscat.
Em meio a toda essa tecnologia muitos estudiosos e pessoas envolvidas com a comunicação têm a mesma pergunta: Será que a internet irá acabar com as demais mídias? O que será do jornalismo?
Sou otimista em relação a estas questões e simpatizo muito com o pensamento que a pesquisadora da área da comunicação Lucia Santaella fez em um artigo publicado pela revista Famecos em 2003, segundo Santaella cada nova formação tecnológica vem para reajustar a anterior.
No meu ponto de vista a internet fará com que a maneira de fazer rádio, televisão e jornal seja inovadas, forçando os produtores e jornalistas a usarem mais a criatividade e uma nova linguagem para conseguir trazer algo de novo para essas mídias e atrair mais pessoas.


Por Andresa Oliveira

segunda-feira, 22 de junho de 2009


O Trabalho Infantil



"Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade
-Eh carvoeiro E vão tocando os animais com um relho enorme"...

Manuel Bandeira- Meninos Carvoeiros.

O trecho acima retirado do poema de Manuel Bandeira retrata um mal na sociedade:o trabalho infantil.
Muitas crianças trabalham em carvoarias e garimpos,outras estão nas ruas prostituindo-se enquanto deveriam estar na escola aprendendo ler e escrever.Na maioria das vezes o trabalho realizado por essas crianças garantem a comida da família através do seu trabalho.
Esse é um cenário comum nos países subdesenvolvidos,no qual as desigualdades sociais são muito grandes,nesses países a maior parte da população vive na miséria e uma pequena parte detém muita riqueza.Então muitas famílias vivem do trabalho realizado por crianças.
Mesmo com o trabalho de organizações como a Unicef, ainda é notório o número de crianças que expõem suas vidas ao risco nos sinaleiros,nas ruas,em garimpos,fazendas e carvoarias.
A cada dia que passam essas crianças perdem sua infância e a oportunidade de estudar, a cada dia perdem a fase mais gostosa da vida fazendo um dever que não é delas.
O trabalho infantil infelizmente é uma realidade e um problema que precisa ser combatido.



Por Andresa Oliveira

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Se jornalistas são cozinheiros, os ministros são açougueiros?
Os "Supremos Açougueiros Federais"decidiram nesta quarta, acabar com a obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício do "cozinheirismo" ( ou jornalismo).
No julgamento,os "açougueiros"decidiram que a exigência do diploma para jornalistas fere a liberdade de "cozinhar", um direito garantido pelo "Magno Caderno de Receitas Federal"( ou Constituição?).
"Em se tratando de jornalismo,atividade umbilicalmente ligada às liberdades de expressão e de informação, o Estado não está legitimado a estabelecer condicionamentos e restrições quanto ao acesso à profissão e respectivo exercício profissional", declarou Gilmar Mendes.
Os "açougueiros"também defenderam que um "cozinheiro"não precisa de conhecimento técnico específico para o exercício da profissão." O curso de jornalismo, portanto,não garante eliminação das distorções e dos danos recorrentes do mau exercício da profissão,que são atribuídos a deficiências de caráter,de retidão e ética",afirmou Cezar Peluso,ministro do STF.
Dos nove ministros presentes,oito votaram pelo fim do diploma,que só foi defendido pelo ministro Marco Aurélio de Mello."Penso que o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos".
Mendes chegou a comparar a profissão de jornalista com a de cozinheiro."Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária,o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área.O Poder Público não pode restringir,dessa forma,a liberdade profissional no âmbito da culinária.Disso ninguém tem dúvida,o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão,com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores ",disse.
Agora que todos os cidadãos podem cozinhar,esperamos que o excelentíssimo Açougueiro Gilmar "Mentes" não engula prato feitos com óleo reutilizado desde 1990,nem tome sopa com cabelo e muito menos coma lanches com"casquinha de nariz".Mas se por acaso ele comer...foi ele quem fez o pedido,e "o freguês tem sempre razão".
Bom apetite
por Dener Bolonha
Jornalista agora virou cozinheiro

















Criado por Andresa Oliveira

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Informação de qualidade não tem valor
Nesta quarta-feira (17),o Supremo Tribunal Federal decidiu que não é mais obrigatório o diploma da função de jornalista.Segundo o Tribunal a exigência do diploma não é compatível com a Constituição Brasileira de 1988, além disso a obrigatoriedade do diploma fere a liberdade de expressão.
O Sr Ministro do STF Gilmar Mendes comparou a profissão de jornalista com a de cozinheiro.
Diante do resultado da audiência só tenho a lamentar,pois o principal prejudicado será a sociedade que estará a mercê de notícias preparadas por pessoas sem nenhum tipo de compromisso com a informação de qualidade e com a ética.O que acabou de ser decidido é o real crime contra a liberdade de expressão.
Já que jornalista é cozinheiro amanhã os jornais deveriam trazer receitas ao invés de notícias,os computadores devem ser substituídos por fogões,as canetas por talheres,as pautas por livros de receitas e as redações devem tornar-se enormes cozinhas industriais.
Só gostaria de lembrar que jornalista não tem o poder de salvar a vida de alguém,como a nobre profissão dos médicos.No entanto,o jornalista é o único que sabe a melhor forma de informar.
Lamento que o ato precioso da informação seja tão desprezado em nosso país.
Pepino Especial
Ingredientes

1 pepino japonês
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1/3 de xícara de vinagre de cidra ou maçã
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo

1-Misture o açúcar,o vinagre e o gengibre
2-Mexa até o açúcar dissolver
3-Acrescente o pepino cortado com a casca em fatias bem finas
4-Deixe pelo menos 2 horas na geladeira antes de servir.

http://http//g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1198310-5598,00.html

Este artigo é uma revolta à não obrigatoriedade do diploma de jornalista.

Por Dener Bolonha

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A informação e a cidadania
Entende-se como cidadania o conjunto de direitos e deveres de uma pessoa que mora em determinada nação.No entanto, é uma afirmação no senso comum,se analisada minuciosamente pode-se verificar que os direitos e deveres que constituem a cidadania não acabam no limite do território do país em que vivemos.
A sociedade globalizada possui espécies de "tribos",ou seja culturas diferentes que estão espalhadas em todos os lugares do mundo.Agora vamos raciocinar,não há como sobreviver em qualquer lugar que seja sem conhecimento.E quem fornece esse conhecimento é a informação.
É a informação que faz com que as ideias se difundam nas diferentes sociedades em que vivemos,ou seja, a informação chega na sociedade,as pessoas passam a ter conhecimento do que está ocorrendo no mundo,em seu país,estado ou cidade.A partir dessas informações,as pessoas têm conhecimento para cobrar seus direitos e cumprir seus deveres da melhor forma possível,desse modo exercendo o real papel de cidadãos.
Usemos como exemplo a questão do aquecimento global,todos temos o direito de respirar ar puro,mas também temos o dever de contribuir com a limpeza e devemos adotar medidas que diminuam a poluição.Os meios de comunicação nos informa sobre a situação do planeta e ao mesmo tempo ensina meios que possamos usar para aliviar a poluição.
Nesse caso qualquer pessoa,de qualquer cidadania tem o direito de cobrar das demais nações que diminuam as emissões de gases causadores do efeito estufa.Está no seu direito,no direito que a cidadania lhe concede,pois a real definição de cidadania é ampla envolve muito além das fronteiras de um território.
Concluindo, a informação é um direito que todos possuem,ela é um direito que abre caminho para os demais direitos de um povo,ela é a principal responsável na consolidação do real papel de cidadão.
Andresa Oliveira

terça-feira, 26 de maio de 2009

Não obrigatoriedade do diploma de Jornalista


Venho por intermédio desse artigo protestar contra a lei que vai a favor da não obrigatoriedade do diploma de jornalista.
A função do jornalista é dar a informação de forma precisa à sociedade,afinal estudam quatro anos e aprendem todas as técnicas necessárias para dar uma informação.Embora não pareça, para alguma coisa ser divulgada em um jornal há uma série de mecanismos que são executados pelos jornalistas,como a checagem da veracidade dos fatos publicados.
Estamos vivendo a epidemia de gripe suína no mundo. A imprensa tem a função de deixar a população informada sobre as formas de contagio da doença,os sintomas e como deve-se agir caso tenha sido contaminado.Em um caso como esse o jornalista tem a função de evitar que a população entre em pânico e se automedique.
Um jornalista assina a sua matéria,ou seja, essa assinatura é como um atestado de responsabilidade do jornalista.O profissional de jornalismo sabe manusear as palavras, sabe como fazer a informação chegar até o leitor ou telespectador da melhor maneira possível.
Uma pessoa que redige bem não tem conhecimento específico como o jornalista.Ser jornalista é muito mais que saber escrever e falar bem diante das câmeras,é ter responsabilidade,compromisso,imparcialidade e ética com a informação que vai chegar na sociedade.
A profissão de jornalista deve ser respeitada com qualquer outra, jornalista pode não saber diagnosticar doenças, aplicar as leis ou até mesmo alfabetizar crianças, mas o jornalista sabe informar, uma tarefa muito difícil, pois não pode haver erro.
Informação de verdade é com jornalista diplomado.

Aluno de Jornalismo da FEF fazendo entrevista na 42ªexposição de Fernandópolis
Foto: Andresa Oliveira

domingo, 24 de maio de 2009

A criança e o sorriso



Fotos: Andresa Oliveira

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Crime contra os animais

No fim de semana passado foi publicada uma nota na revista Época sobre o abandono de um cão. Segundo a nota o cão foi abandonado por seus donos acabou ficando dois meses em um terreno sem alimento e água limpa,só recebeu ajuda após denuncia de vizinhos,mas foi tarde o cachorro morreu na clínica vítima de pneumonia e desidratação.
Está claro que abandonar um animal trata-se de um caso criminoso da mesma espécie de um homicídio doloso. Pois, desde que uma pessoa pega um animal para cuidar ela torna-se responsável por ele, o cachorro ou gato qualquer animal não sabe pedir comida,nem água,não sabe dizer se está com dor e não sabe onde pedir abrigo.
Muitas vezes um cão que é abandonado daria a sua vida em troca da vida do dono.E a retribuição é o abandono.
Pessoas que abandonam,envenenam,atropelam e maltratam animais deveriam ser punidas com prisão,porque são assassinos da mesma forma,pior suas vítimas não têm nenhuma chance se defesa.Nesse país faltam leis a favor dos animais,leis que punam essas pessoas.
Ao invés de centros de zoonose deveriam ser criadas chácaras que abrigassem os animais abandonados, onde ele poderiam receber alimento, amor e tratamento veterinário.
São maltratados por não terem quem cuide, muitas vezes não têm o direito de viver pelo simples fato de não ter um lar.

domingo, 26 de abril de 2009

Toque de Recolher

A cidade de Fernandópolis,localizada cerca de 563 Km de São Paulo,vem sendo alvo de muitas discussões em todo o país depois que as cidades de Ilha Solteira e Itapura adotaram a lei “toque de recolher” criada pelo juiz da infância e juventude de Fernandópolis Dr Evandro Pelarin. Segundo essa lei menores de 18 anos estão proibidos de circularem nas ruas após as 23h desacompanhados pelos responsáveis.
Segundo o juiz, desde 2007 ano em que a lei foi criada , o número de menores envolvidos em crimes diminuiu na cidade.
No entanto,mesmo com dados da redução na taxa de participação de menores em crimes como furtos,muitos pais discordam da atitude do juiz.Segundo eles essa lei fere a liberdade e quem deve decidir até que horário os filhos devem ficar na rua é dever dos pais e não do juiz.
Todavia, em meio há tanta polêmica,não deve-se condenar a atitude do juiz,pois o objetivo da lei é proteger os adolescentes dos perigos encontrados na rua como drogas,bebidas alcoólicas e até mesmo acidentes de trânsito.Pode-se concluir que se o juiz tomou tal decisão, é porque alguns pais não estavam cumprindo com o dever de vigiar seus filhos e se dados indicam que a criminalidade entre menores foi diminuída na cidade é sinal que a lei colabora com a segurança desses menores.

domingo, 29 de março de 2009

Por quê?
Por quê pessoas matam?
Por quê saem na rua e não se olham?
Por quê a criança estão perdendo a pureza?
Hoje em dia ninguém respeita ninguém
O mundo vive em guerra
Filhos não respeitam os pais
Pais não respeitam filhos
Nossos mestres não têm mais valor
Nossos avós estão esquecidos
Nossa família está esquecida
O respeito e a fraternidade está esquecida
Só temo que seja tarde o dia
em que palavras como eu te amo sejam faladas
Temo que não haja mais tempo
Gostaria que as pessoas passassem a aproveitar a vida
Ao lado de quem realmente amam
Gostaria que os jornais fossem feitos de boas notícias
Só não entendo o por quê do mundo ser assim
Qual vida é defendida?

Nas últimas semanas um acontecimento envolvendo aborto e religião vem sendo alvo de muita polêmica nos meios de comunicação nacional e internacional.A mãe de uma menina de nove anos de idade foi excomungada da igreja católica pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho,por ter autorizado o aborto da filha grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto.Além da mãe,os médicos que realizaram o aborto também foram excomungados.
A grande indignação de uma parte da sociedade está no fato de que o estuprador não foi excomungado.E a postura da igreja entra em contradição com a lei de aborto do país que permite o aborto em casos de estupro e se o feto oferecer risco à vida da gestante, a garota encaixava-se nas duas opções,pois sua gravidez era de alto risco.
Segundo a tese da igreja, ser contra o aborto é ser a favor da vida.No entanto,existem várias ameaças à vida como por exemplo:a violência das grandes cidades que a cada dia tira a vida de milhares de pessoas inocentes inclusive crianças,de propagandas incentivando as pessoas a usarem bebidas alcoólicas e muitos outros fatores como a produção de armamento para abastecer guerras em países do Oriente Médio.Nesses casos a igreja nunca manifestou-se em defesa das pessoas que são assassinadas,morrem em acidentes de trânsito e são vítimas de bombas em guerras.
A igreja deveria ter dialogado antes com a mãe e a garota antes de qualquer tipo de julgamento.

sábado, 14 de março de 2009

As dietas malucas e sua saúde

A todo momento somos surpreendidos com milhares de dietas que são lançadas nos meios de comunicação: dieta da banana,do signo entre outras.Esse tipo de informação pode levar pessoas a mudarem sua alimentação e colocar a sua vida em risco na busca desesperada de conseguir o corpo perfeito.
Há disponibilidade de inúmeras dietas na web,em revistas e até mesmo dietas enviadas por celular,na maioria das vezes prometendo perda de peso e um corpo perfeito em questão de semanas.Dietas altamente restritivas com a exclusão de alimentos que são fontes de vitaminas,proteínas e sais minerais indispensáveis à vida.
Ao ver esse tipo de conteúdo muitas pessoas adotam essas dietas sem levar em consideração fatores como a idade,o tipo físico e o fato de terem ou não alguma enfermidade.Dessa forma, a saúde começa a ser prejudicada e há uma grave ameaça de contrair doenças como a osteoporose,anemias,perda de massa muscular, além de estar mais exposto à doenças virais causadas pela baixa imunidade.
O sucesso do corpo saudável e não perfeito( pois,os seres humanos são diferentes e estabelecer um padrão universal é um grande erro),está em uma alimentação equilibrada acompanhada por um profissional e em atividades físicas regulares da mesma forma acompanhada por quem entende do assunto.Não adianta um corpo magro e vários problemas de saúde acarretados por ações irresponsáveis.